O ENSINO CONTEXTUALIZADO COM O SEMIÁRIDO NO MUNICÍPIO DE CURAÇÁ-BA: RELEITURA DA PROPOSTA POLÍTICO-PEDAGÓGICA PARA AS ESCOLAS MUNICIPAIS

Autores

  • Eliane Maria da Conceição do Espírito Santo

Palavras-chave:

Educar; Proposta; Sociedade; Pedagogia; Ciclos.

Resumo

O referido artigo faz uma releitura da proposta político pedagógica do município de Curaçá-BA “Educação com o pé no chão do sertão”. O título já nos remete ao contexto regional com a sua biodiversidade, daí a importância de se construir uma proposta político-pedagógica municipal que atue pedagogicamente com a valorização cultural, com a preservação ambiental, com o manejo adequado dos recursos naturais, com uso de tecnologias sociais que buscam novas maneiras de convivências. O modelo educacional proposto contempla as áreas do conhecimento por meio de ciclos e traz uma proposta de ensino voltada ao contexto do aluno, visto que os currículos são universalizados para todo país, permeando um sistema colonizador de determinadas regiões sobre outras regiões. A proposta político-pedagógica do município de Curaçá visa uma aproximação dos indivíduos com seu contexto local, uma vez que os mesmos aprendem culturas e conhecimentos de outras regiões e na maioria das vezes desconhecem a cultura local. Essa releitura traz uma refl exão acerca deste contexto da proposta, fomentando os pontos positivos deste modelo de ensino que busca uma valorização da cultura local, das experiências do homem sertanejo, do contexto histórico para que os indivíduos inseridos nos espaços educacionais se autorreconheçam.

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Publicado

2019-10-18

Edição

Seção

Artigos