DIFUSÃO DOS CONHECIMENTOS DE MORFOFISIOLOGIA UTILIZANDO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM ATIVA EM ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE PAULO AFONSO/BA

Autores

  • Guilherme Ribeiro Barbosa
  • Erika Andressa Simões de Melo
  • Leandro da Cruz Melgaço dos Santos
  • Diogo Vilar da Fonsêca

Palavras-chave:

Anatomia, Fisiologia, Metodologia ativa, Escolas públicas, Projeto de extensão

Resumo

O projeto de extensão intitulado “Difusão dos conhecimentos de morfofisiologia utilizando estratégias de aprendizagem ativa em escolares da rede pública de Paulo Afonso/BA” é realizado por universitários e professores do curso de Medicina da Univasf, no Campus Paulo Afonso. Nesse contexto, o presente artigo relata a dinâmica das atividades realizadas, bem como as contribuições trazidas pelo projeto aos estudantes. Cada grupo de escolares participa de cinco encontros semanais, nos quais são discutidos temas relacionados à morfofisiologia dos sistemas do corpo humano. A abordagem busca estimular a participação dos estudantes, para que estes se tornem protagonistas no processo de ensino-aprendizagem. Um teste é aplicado no início e fim do ciclo de encontros, para avaliar a evolução dos alunos. Os resultados demonstram melhora progressiva no desempenho dos alunos, aumento contínuo da participação dos estudantes nos encontros e maior interesse, da parte de alguns estudantes, no ingresso em cursos na área da saúde.

Downloads

Publicado

2019-11-01

Edição

Seção

Relatos de Experiência