BRINCANDO E APRENDENDO: O PODER DO LÚDICO NO ENSINO DA SAÚDE PARA CRIANÇAS

Autores

  • Victor Hugo da Silva Martins
  • Susanne Pinheiro Costa e Silva
  • Danyella Evans Barros Melo
  • Roberta Novaes de Santana
  • Lucas Rafael Monteiro Belfort
  • Nadyr Cristina Bezerra
  • Maria Aparecida Pereira Ivo
  • Barbara Rocha Rodrigues
  • Priscila Ellen de Souza Amorim
  • Marianna Amaral Alencar Monteiro

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Promoção da Saúde, Saúde da Criança

Resumo

A escola, que tem como missão primordial desenvolver processos de ensino-aprendizagem, desempenha papel fundamental na formação e atuação das pessoas em todas as áreas da vida social. Ações educativas em saúde podem visar à sensibilização e\ou a conscientização sobre algum problema de saúde, ou ações que possam evitar o surgimento de males. Tendo em vista a variedade de patologias existentes e a suscetibilidade da população infantil às mesmas, tornase a educação em saúde, um ponto chave para a diminuição desses problemas. Discutindo e trabalhando saúde geral, saúde pessoal, saúde nutricional e saúde ambiental o projeto busca incluir, de forma efetiva, as escolas de ensino fundamental I como campo de atividades para contribuir com ações educativas que promovam a saúde e a qualidade de vida dos alunos e consequentemente, famílias e comunidades, buscando a supressão do modelo curativista de atenção à doença e dando ênfase ao modelo preventivo e promocional da saúde. Buscando modificações em aspectos cotidianos da maioria das crianças e maneiras de torna-los saudáveis e corretos, de modo a amenizar o impacto negativo na saúde, de modo geral, abarcando o público infantil, desafiando-o a ir de encontro ao novo, produzir, elaborar e reelaborar conhecimentos.

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Publicado

2019-11-04

Edição

Seção

Resumos Expandidos