O ESPORTE COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: AÇÕES EM UM GRUPO ESPORTIVO NO VALE DO SÃO FRANCISCO

Autores

  • Erika Hofling Ephiphanio
  • Ravena Araújo Silva
  • Thâmara Agnes da Silva Santos
  • Marluce Silva de Lima

Palavras-chave:

Atletismo. Esporte Adaptado. Psicologia do Esporte. Psicologia Humanista.

Resumo

O presente trabalho, objetiva compartilhar as experiências vivenciadas em um projeto de extensão, que teve o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UNIVASF. Esta prática diz de uma experiência em um campo da Psicologia que ainda é pouco explorado nos cursos de graduação, indicando uma importante relevância para os alunos envolvidos com o projeto. A Psicologia do Esporte é uma área que tem avançado consideravelmente nas últimas décadas, tanto enquanto área de estudo e pesquisa, mas principalmente em termos de ampliação de possibilidades de atuação. Como pressuposto teórico para o desenvolvimento deste projeto considerou-se a Psicologia Humanista como base teórica coerente aos objetivos deste. Este projeto teve como objetivo desenvolver estratégias de Psicologia aplicada ao esporte com o grupo da APA (atletas, paratletas, treinadores e familiares), onde buscou ampliar as possibilidades esportivas de seus praticantes, bem como, facilitou o processo de desenvolvimento humano destes. As estratégias utilizadas foram: escuta com atletas e familiares, encontros em grupo e debate. Podemos perceber que as ações desenvolvidas pelo projeto contribuíram para a promoção de bem-estar da equipe, na ampliação da reflexão sobre o esporte enquanto via de ressocialização e superação para a pessoa com deficiência, e na formação acadêmica das estudantes extensionistas do projeto.

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Publicado

2019-11-09

Edição

Seção

Resumos Expandidos