UTILIZAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS COMO FACILITADOR NO ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR

Autores

  • George Renan Vidal Vilaça Nunes
  • Isabela Soares Ribeiro Patriota
  • João Tito Vasconcelos
  • Márlon Vinícius Gama Almeida
  • Diogo Vilar da Fonseca
  • William Rodrigues de Freitas
  • Natália Gomes de Morais

Palavras-chave:

Educação em Saúde; Promoção de Saúde; Arboviroses; Zika; Dengue; Chikungunya.

Resumo

Arboviroses como Dengue, Zika e Chikungunya contribuem significativamente para o cenário epidemiológico, pois constituem potenciais ameaças à saúde humana no Brasil. Objetivando promover estratégias de educação em saúde para estudantes de uma escola pública da cidade de Paulo Afonso – BA, este projeto buscou conscientizar estudantes para que se tornassem propagadores de saberes e vigilantes na prevenção e controle de arboviroses. A capacitação dos estudantes de Medicina ocorreu através da atualização sobre essas doenças e novas metodologias de educação em saúde. A estratégia de promoção utilizada iniciou com a aplicação de um questionário relacionado às doenças, seguido de discussão com palestra e materiais lúdicos. Após uma semana, o questionário foi novamente aplicado para acompanhar o progresso dos alunos, sendo excluídos aqueles que não responderam algum dos questionários ou não assistiram à intervenção. A média de acertos das dez questões passou de 3,582 antes da estratégia para 7,564 após a intervenção, um aumento de 110%, demonstrando a importância da abordagem destes assuntos em sala de aula. Conclui-se que houve um bom rendimento dos alunos, apesar da disparidade de idade entre algumas turmas, estas novas metodologias mostraram-se essenciais para a formação de uma juventude cidadã. 

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Publicado

2019-11-09

Edição

Seção

Resumos Expandidos