AFROCONTO: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EXTENSÃO COMO APOSTA PARA UMA REALIDADE ANTIRRACISTA

Autores

  • Mateus Victoria UFRGS
  • Luciana Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência do projeto de extensão “Afroconto: construindo uma experiência antirracista na articulação entre psicologia e educação infantil”, vinculado ao Instituto de Psicologia (incluiremos o nome após avaliação). O projeto aposta em uma política antirracista através da contação de histórias infantis com protagonismo negro que, ao oferecer uma experiência de percepção positiva da negritude para as crianças, apresenta possibilidades de futuro diferentes daqueles naturalizados pelos estereótipos sobre a população negra brasileira. Nosso relato se refere a realização do Projeto em um Serviço ligado à Política Nacional de Assistência Social - um Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças e adolescentes - em um bairro considerado periférico. Como possibilidade de enfrentamento ao racismo, destacamos a potência do Projeto para o trabalho com crianças e adolescentes em espaços como o SCVF, bem como, as implicações que essa experiência oferece para uma formação em Psicologia que assuma como base uma ética antirracista. Por fim, apontamos a necessidade de políticas públicas antirracistas que intervenham na realidade de opressão que pessoas negras enfrentam desde seu nascimento como forma de reparação e, também, vivência e aprendizado tanto sobre a igualdade na diferença como amar a negritude.

 

 

 

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Publicado

2022-08-16

Edição

Seção

Artigos