Sobre a Revista

Foco e Escopo

EXTRAMUROS – Revista de Extensão da UNIVASF, publicada pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco, possui como meta disseminar os resultados, através de relatos e artigos, das práticas extensionistas universitárias e a sua indissociabilidade com o ensino e a pesquisa. Os textos publicados na EXTRAMUROS revelam um conteúdo interdisciplinar que está diretamente vinculado às áreas temáticas dispostas no Plano Nacional de Extensão (Saúde, Cultura e Artes, Educação, Direitos Humanos e Justiça, Tecnologia e Produção, Gênero e Sexualidade, Meio Ambiente, Comunicação, Trabalho) e convergem para a potencialização da articulação dialética entre os conhecimentos e da função formativa-pedagógica das ações para os indivíduos envolvidos no processo extensionista.  A revista também conta com um espaço para outras contribuições, tais como resenhas e entrevistas sobre a área de Extensão.

Processo de Avaliação por Pares

A EXTRAMUROS adota o sistema de avaliação duplo-cego e todos os textos submetidos serão avaliados por, no mínimo, dois pareceristas Ad Hoc especialistas na área do conhecimento ou que tenham afinidade temática para apreciação dos trabalhos.

Havendo conflito de interesse, os pareceristas devem comunicar imediatamente aos editores a impossibilidade de avaliação, e devem apresentar-se como não competentes para fazer a revisão de determinado artigo.

Aos avaliadores é amplamente reservado o direito de apresentar os seguintes pareceres finais:

a) Favorável sem modificações;

b) Favorável com revisões requeridas;

c) Não recomendado;

Quando o parecer for "favorável com revisões requeridas", o avaliador deve apresentar sugestões e destacar os trechos que deverão ser reformulados visando a melhoria da qualidade do texto desde que não afetem o seu conteúdo. Os pareceres deverão ser claros, objetivos, legíveis e devem apresentar uma perícia crítica dos textos, destacando a importância dos mesmos.

Aos pareceristas é dado um prazo de trinta dias corridos, a partir da data do aceite para avaliação do texto, para a apresentação do parecer. Este prazo poderá ser prorrogado por período igual ou período menor, a partir das demandas e necessidades do avaliador ou a critério da coordenação editorial, desde que a ampliação do prazo não implique em atraso no ritmo editorial e na publicação dos volumes da EXTRAMUROS.

Por fim, os pareceristas deverão elaborar novos pareceres após reavaliação dos textos para os quais sugeriram modificações em perícia anterior.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.