PRÁTICAS DE GRUPOTERAPIA COM UNIVERSITÁRIOS COMO APOIO À SAÚDE MENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Nágela Natasha Lopes Evangelista Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte https://orcid.org/0009-0006-1681-8626
  • Ramon Criscal Tavares de Sousa Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5281/15692701

Palavras-chave:

Psicoterapia de Grupo, Musicoterapia, Arteterapia

Resumo

Introdução: a saúde mental dos estudantes universitários é uma preocupação crescente, afetada pela pressão acadêmica e desafios emocionais dessa fase. Objetivo: relatar uma vivência em grupoterapia, associadas à arteterapia e musicoterapia, realizada por discentes de psicologia com demais estudantes universitários. Metodologia: trata-se de um estudo qualitativo descritivo do tipo relato de experiência que descreve uma vivência realizada por discentes do curso de psicologia na condução de um grupo terapêutico, sendo assim, as etapas desse processo seguiram um padrão onde a cada encontro trabalhou-se a partir de três momentos, sendo eles a recepção, a discussão sobre um tema específico, a partir da roda de conversa, e uma manifestação de arteterapia ou musicoterapia ao final. Resultados e discussões: os grupos terapêuticos se mostraram extremamente eficazes no enfrentamento dessas dificuldades, oferecendo um espaço seguro para expressão e troca de experiências, sendo assim, este estudo relata uma vivência de grupoterapia em uma universidade, destacando os benefícios dessas abordagens para o bem-estar dos estudantes e a importância de oferecer apoio psicológico nas instituições de ensino superior. Considerações finais: identificou-se a relevância dessas vivências para todos os participantes, bem como, a necessidade das instituições de ensino superior promoverem esses espaços.

Biografia do Autor

  • Nágela Natasha Lopes Evangelista, Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte

    Graduada em psicologia. Professora da Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte

Downloads

Publicado

2025-06-20

Edição

Seção

Relatos de Experiência