ENTRE O REAL E O IDEAL: VIVÊNCIAS EM UM CENTRO DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO EM PERNAMBUCO

Autores

  • Lucas Gonçalves da Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Francinete Costa de Souza Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Milena Ferreira Lima Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Larissa Lauane de Santana Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.5281/

Palavras-chave:

Medidas socioeducativas, Jovens, Psicologia

Resumo

Faz-se crucial examinar os desafios de atuação do estudante e profissional da psicologia dentro do contexto do sistema de medidas socioeducativas brasileiro, de forma a destacar possibilidades e caminhos interventivos que possibilitem ações terapêuticas aos sujeitos ali presentes. Ainda, a academia carece de discussões acerca das vivências subjetivas que ocupam os espaços marginalizados e estigmatizados da sociedade. Desse modo, este estudo se propõe a relatar a experiência de estágio básico vivenciada por alunos do quarto período do curso de Psicologia durante a execução de uma intervenção por meio de uma gincana no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), localizado no município de Petrolina-PE. Realizaram-se quatro encontros durante um mês de atividades. Obtiveram-se resultados positivos, com o engajamento dos participantes e a promoção de reflexões acerca de seus papéis sociais. Com isso, busca-se provocar discussões acerca da efetividade das medidas socioeducativas no estado de Pernambuco, além de promover reflexões sobre as possibilidades de cuidado dentro desses ambientes.

Biografia do Autor

  • Lucas Gonçalves da Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Graduando do curso de psicologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Petrolina, Pernambuco, Brasil. Integra o Laboratório de Estudos sobre Desenvolvimento Infanto/juvenil e Processos Sociointerativos - LEDIPSI, no qual desenvolve pesquisas de iniciação científica.

  • Francinete Costa de Souza, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Graduanda do curso de psicologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Petrolina, Pernambuco, Brasil. Integra o Grupo de Estudos em Psicologia do Esporte e do Exercício - GEPEEX, no qual desenvolve pesquisas de iniciação científica.

  • Milena Ferreira Lima, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Graduanda do curso de psicologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Petrolina, Pernambuco, Brasil. Atua como extensionista em ações no contexto judicial/prisional, no projeto “Saúde na Prisão: uma proposta de promoção de saúde em unidades femininas”.

  • Larissa Lauane de Santana Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Graduanda do curso de psicologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Petrolina, Pernambuco, Brasil. Integra a Liga Acadêmica de Psicologia da Saúde - LIAPS, na qual desempenha atividades de extensão e produção científica.

Downloads

Publicado

2025-10-29

Edição

Seção

Relatos de Experiência