ENSINO REMOTO E A SUA POSSIBILIDADE NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ

Authors

  • Renata Torri Saldanha Coelho

Abstract

O presente trabalho reflete sobre a possibilidade do ensino remoto na Universidade Estadual do Oeste do Paraná em virtude da situação de emergência provocada pelo coronavírus, que impossibilitou a realização de atividades presenciais. Abordam-se as discussões realizadas desde março de 2020 até agosto de 2020, data em que foram iniciadas as aulas no formato remoto. Ao final, discute-se sobre o papel do professor em um cenário de isolamento social, buscando resgatar a dimensão humana deste professor, que possibilita a conexão real e não meramente virtual com os alunos. A partir do momento em que o professor reconhece a sua própria vulnerabilidade, seus limites, resgata a própria dimensão humana que permite o reconhecimento da fragilidade da vida. Continuar ensinando com a preocupação de cumprir os dias letivos, o cronograma acadêmico, faz com que se perca a oportunidade de refletir sobre o sensível período que a humanidade atravessa, construindo um saber coletivo muito mais profundo e significativo.

Published

2022-06-01

Issue

Section

Artigos