O letramento na sala de aula e a formação do professor

Autores/as

  • Kaline Jurema Jambeiro Rocha
  • Maria Tarciana de Almeida Barros

Palabras clave:

Letramento, Alfabetização, Formação de professores, Ensinoaprendizagem

Resumen

Para um real engajamento em práticas sociais letradas, é preciso um nível mais refinado de compreensão e produção textual, o uso de habilidades cognitivas (incluindo metacognitivas) e uma mínima flexibilidade de uso da leitura e escrita. Entendendo o papel fundamental da escola como agência de Letramento, este artigo expõe a experiência de um projeto de extensão que se propôs a atuar como mecanismo de formação complementar de futuros professores de Ensino Fundamental, contribuindo para construção de novas estratégias de ensino-aprendizagem da linguagem escrita na sala de aula que privilegiem o alfabetizar letrando. Foram realizados 15 encontros que giraram em torno de temas centrais sobre a alfabetização e o letramento, abarcando sua teoria e prática. Entre eles, destacaram-se: Definição dos processos de alfabetização e letramento, A escola como agência de letramento, Desenvolvimento da linguagem escrita, Dificuldade de aprendizagem na leitura e escrita e o papel do professor, Gêneros textuais e Consciência metalinguística. Como resultados, foi possível preencher lacunas nas grades curriculares dos cursos de graduação, criar técnicas para o alfabetizar letrando (enfatizando a relação entre teoria e prática), bem como estimular o olhar interdisciplinar acerca do fenômeno. Acreditamos que tal experiência fornece caminhos multiplicadores em outros cursos de formação de professores.

Publicado

2019-10-02

Número

Sección

Informes de Experiencia