OLHARES E APRENDIZAGENS DA INFÂNCIA: FORMAÇÃO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E MATERIAIS DIDÁTICOS CONTEXTUALIZADOS

Autores/as

  • Vanderléa Andrade Pereira
  • Ana Clara Feitosa Campos
  • Ana Emídia Souza Rocha
  • Antonio Joaquim Martins S. de O. C. Leão
  • Celia Rodrigues
  • Everton Antonio Silva Castro
  • Hailton Mendes dos Santos Junior
  • Isaías Alves Rodrigues dos Anjos
  • Layce Fernandes
  • João Vitor Borges Gonçalves
  • João Lino Ramos Neto Nascimento

Palabras clave:

João Lino Ramos Neto Nascimento

Resumen

O projeto Olhares e aprendizagens da infância: formação, práticas pedagógicas e materiais didáticos contextualizados trate-se de um projeto que está sendo desenvolvido no Povoado Campo dos Cavalos, distrito de Junco/Salitre em Juazeiro/ BA, O campo central da ação é o Colégio Municipal Professora Edualdina Damásio e a Unidade Escolar – Escola Municipal Herbert Mouze Rodrigues, especificamente os segmentos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I. O projeto trabalha diretamente com 07 professoras e 171 alunos da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental. O projeto surgiu com a necessidade, já demandada por estas unidades, do desenvolvimento de projetos didáticos que contextualizem as realidades das crianças de Campos dos Cavalos e possibilitem aprendizagens significativas e interconectadas com os aspectos locais e globais. O projeto tem como objetivo geral construir, junto aos professores e alunos da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental e suas respectivas comunidades, projetos didáticos que envolvam a formação pedagógica e a produção de materiais didáticos contextualizados com as diversas realidades de Campo dos Cavalos e possibilitem aprendizagens significativas e interconectadas com os aspectos sociais, culturais e ambientais das comunidades dos alunos. A metodologia que orienta a ação de extensão é o estudo de realidade.

Publicado

2019-10-11

Número

Sección

Informes de Experiencia