Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

FLUXO CONTÍNUO DE ENVIO DE TEXTOSS

EXTRAMUROS - Revista de Extensão da UNIVASF, iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco, foca na publicação de artigos que versem sobre a prática extensionista universitária em qualquer área (seja ela relacionada a Ciências da Terra, Ciências da Saúde, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Ciências Exatas). A revista também publica relatos de experiência e outras contribuições, tais como resenhas e entrevistas sobre a área de Extensão.

Todos os textos relacionados à extensão serão submetidos ao processo de avaliação por pares (blind review).

 

Para enviar seu texto, acesse

http://periodicos.univasf.edu.br/index.php/extramuros/ e siga o caminho SOBRE > SUBMISSÕES  > CADASTRO DE USUÁRIOS. Na tela após o cadastro, siga AUTOR > INICIAR NOVA SUBMISSÃO. Em seguida, preencher os dados dos 5 passos para submissão. OBS: É necessário cadastrar todos os 4 autores no metadados durante a submissão.

 

DIRETRIZES PARA AUTORES

Seguir a diagramação indicada no modelo disponível neste endereço:

https://drive.google.com/drive/folders/1GmyStTD11rSDXQB9-rnwkXmA4gHOzIQg?usp=sharing

 

I - INSTRUÇÕES ESTRUTURAIS PARA O PREPARO DE ARTIGOS

MÁXIMO DE 4 AUTORES POR TEXTO

a) O artigo deve ter no mínimo 12 e no máximo 20 páginas, incluindo as referências. O texto deve obedecer o Novo Acordo Ortográfico e normatização atualizada da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e seguir a configuração indicada no modelo acima.

b) Os nomes do autores não deverão aparecer no corpo do texto, para garantir o anonimato no processo de avaliação e a ordem de apresentação dos autores, limitados a quatro, deve obedecer ao grau de envolvimento de cada um com a produção textual, não devendo ser incluído o nome de coordenador ou de participantes de projeto de extensão que não tenham efetivamente participado da redação do texto.

c) Em arquivo suplementar, informar o título do artigo, nome(s) completo(s) do(s) autor(es), titulação acadêmica e instituição pela qual se titulou, vinculação a movimentos sociais ou grupos, instituição em que desenvolve sua atividade principal, endereço, telefones, e-mail de todo(s) o(s) autores, e-mail principal para correspondência e outros dados que julgar importantes.

d) Em outro arquivo suplementar, o(s) autor(es) deve(m) apresentar uma declaração de que o artigo é, realmente, original e inédito, declaração de que o artigo não se configura como plágio, conforme o modelo abaixo:

 

DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE


Em cumprimento ao que regulamenta a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, e a Lei nº 12.853, de 14 de agosto de 2013, DECLARO que o artigo submetido à Revista EXTRAMUROS, intitulado (citar o nome do artigo submetido) é de minha/nossa autoria e não viola os direitos autorais, conforme o Art. 184 do Código Civil Penal, Lei 10.406/2002.

                                                                                                                     Local e data.

 

                                       Assinatura digital do(s) autor(es).

 

e) lustrações como fotografias, quadros, tabelas e gráficos (incluídos se estritamente necessários), devem ser indicados no texto e os locais onde figurarão; As imagens deverão ser gravadas no formato jpg, com no máximo 150 dpi.

f) Essas imagens apresentam identificação na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem na ocorrência do texto. As imagens indicam, na parte inferior, a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias a sua compreensão.

g) Do título às palavras-chave em língua estrangeira, utilizar espaçamento simples. No texto, utilizar espaçamento 1,5. Para as referências, utilizar espaçamento simples.

h) Os trabalhos que envolvam seres humanos deverão mencionar a autorização para divulgação dos envolvidos ou aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa de sua instituição.

 

II - INSTRUÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO DA SEQUÊNCIA E FORMATAÇÃO DE ARTIGOS

O texto deve OBRIGATORIAMENTE manter a sequência e formatação a seguir:

a) Título do trabalho em português (Até 20 palavras);

b) Título do trabalho em inglês;

c) Título do trabalho em espanhol;

d) Resumo com até 200 palavras ou 8 linhas; Seguido de palavras-chave: de três a cinco, com iniciais maiúsculas e separadas por ponto e vírgula;

e) Abstract com até 200 palavras ou 8 linhas; Seguido de palavras-chave: de três a cinco, com iniciais maiúsculas e separadas por ponto e vírgula;

f) Resumen com até 200 palavras ou 8 linhas; Seguido de palavras-chave: de três a cinco, com iniciais maiúsculas e separadas por ponto e vírgula;

g) É obrigatório haver pelo menos três divisões referentes à introdução, ao desenvolvimento e à conclusão; Sugerimos: Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão, Considerações Finais e Referências. Essas divisões podem ter outros subtítulos, desde que o conteúdo tenha relação com elas. Durante o texto é essencial:

* Usar sistema Autor-data; As citações (NBR 10520) deverão ser feitas no corpo do texto. Exemplo: citação indireta (AUTOR, ano); citação direta (AUTOR, ano, página). Citações com mais de três linhas deverão vir em espaço simples, tamanho 11 e recuo de 4cm. Todos os autores citados no texto deverão constar nas referências finais;

* Inserir notas de rodapé apenas quando relevantes e indispensáveis;

* Evitar jargão extremamente técnico ou, quando este for nececessário, fazê-lo vir acompanhado de uma breve explicação;

* Referências (NBR 6023 – 2018): incluir apenas aquelas que constam no corpo do texto, conforme as normas da ABNT. Todos os hyperlinks devem ser removidos.

 

III - INSTRUÇÕES PARA O PREPARO E ENCAMINHAMENTO DE OUTROS TEXTOS [relatos de experiência, entrevistas, ensaios, resenhas sobre obras de extensão e afins]

SÃO PERMITIDOS MAIS DE 4 AUTORES POR TEXTO PARA RELATOS DE EXPERIÊNCIA

Outros textos devem ter a mesma formatação do artigo, com as seguintes exceções:

a) para relatos de experiência, o número de páginas fica circunscrito a: mínimo de 8 e máximo de 13 páginas com referências; 

b) para outros textos (resenhas, ensaios, entrevistas etc.), o número de páginas mínimo é 6 e máximo é 8 (esses textos dispensam resumo e palavras-chave em português e em língua estrangeira). 


APÓS A APROVAÇÃO DO MANUSCRITO:

Os trabalhos aceitos só serão publicados mediante revisão feita por um dos nossos revisores.

Após revisão o(s) autor(es) deve(m) enviar, por e-mail e pela plataforma, o manuscrito revisado.

 

AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE ARTIGOS E OUTROS TEXTOS SÃO:

a) Artigos são textos com maior extensão e aprofundamento teórico; 

b) Relatos de experiência são mais breves e fluidos, sem dispensar um arcabouço teórico para a apresentação e articulação das ideias;

c) Outros textos, como entrevistas e resenhas dispensam referências e a articulação de ideias deve ser feita de acordo com cada gênero textual.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.