METODOLOGIAS EDUCACIONAIS UTILIZADAS PARA O ENSINO DE GÊNERO E SEXUALIDADE AOS ADOLESCENTES

Autores

  • Letícia Moraes Leite Pinheiro Universidade Regional do Cariri
  • Lara Pereira Leite Alencar Universidade Regional do Cariri
  • Héryka Laura ´Calú Alves Universidade Regional do Cariri
  • Grayce Alencar Albuquerque

Palavras-chave:

Sexualidade, Identidade de gênero, Adolescente, Tecnologia educacional

Resumo

A adolescência, que se caracteriza como uma fase de transição, é permeada por dúvidas, descobertas e expressões de gênero e sexualidade, que podem acontecer de forma problemática caso não haja uma abordagem adequada do tema, principalmente em um dos principais locais de convívio desses jovens, a escola. Desta forma, o estudo visa identificar na literatura as metodologias educacionais utilizadas no ensino de gênero e sexualidade nas escolas. Trata-se de revisão narrativa da literatura, contendo artigos tanto nacionais quanto internacionais, sem limite de data de publicação. Além da abordagem tradicional e limitada, as metodologias educacionais identificadas são aquelas ativas, que permitem protagonismo e engajamento dos adolescentes, assim como os meios lúdicos como jogos on-line, de tabuleiro, e de cartas; as mídias sociais; as tecnologias como a internet; e as atividades em equipes, como grupos de debate, oficinas, rodas de conversa, com problematização, discussão e reflexão sobre o tema. Assim, a abordagem do gênero e da sexualidade por meio das diversas metodologias educacionais e informacionais são eficazes por permitirem maior engajamento, ao propiciarem que os adolescentes tenham papel ativo em suas formações, sendo necessário que os professores e profissionais de saúde estejam alinhados e preparados para fornecer uma abordagem ampla.

Biografia do Autor

Letícia Moraes Leite Pinheiro, Universidade Regional do Cariri

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri – URCA. Integrante do Grupo de Pesquisa e Extensão em Saúde Cardiovascular e Cerebrovascular – GPESCC. Bolsista do Programa de Educação Tutorial – PET

Lara Pereira Leite Alencar, Universidade Regional do Cariri

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri – URCA. Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Avançadas em Saúde -GEPPAS. Bolsista do Programa de Educação Tutorial – PET Enfermagem URCA.

Grayce Alencar Albuquerque

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde. Docente da Universidade Regional do Cariri.  Tutora do Programa de Educação Tutorial – PET/Enfermagem-URCA.

Downloads

Publicado

2023-01-03

Edição

Seção

Artigos