LUDARTE: EDUCAÇÃO EM SAÚDE DE ESTUDANTES EM ESCOLA RURAL ATRAVÉS DO TEATRO POPULAR, MÚSICAS EDUCATIVAS E LITERATURA DE CORDEL.

Autores

  • Braz Jose Nascimento Junior UNIVASF
  • Manoel Augusto Freitas Santos
  • Thaís Indiara Ferreira Cardoso
  • John Marcello de Jesus Sant’ana
  • Dulcilene Maria Filgueira Dias
  • Rosy Kátia Souza Gonçalves

Palavras-chave:

Uso do lúdico, Educação do campo, Extensão universitária, Contextualização

Resumo

INTRODUÇÃO: Este artigo contém resultados de projeto de extensão PIBEX 2019. OBJETIVO: Promover e contextualizar o ensino da saúde em benefício de adolescentes escolares, através do teatro popular, da música educativa e da literatura de cordel. METODOLOGIA: As etapas foram: seleção dos participantes, oficinas de capacitação, formação dos grupos de trabalho, criação, ensaios e a apresentação. A avaliação do aprendizado imediato foi realizada através de teste, contendo 5 questões de múltipla escolha. A análise estatística foi feita através de médias, percentagens e na comparação entre as variáveis, o teste qui-quadrado de Pearson (p<0,05). RESULTADOS: Os participantes produziram uma peça teatral, um cordel e duas paródias musicais. Participaram dos testes 52 alunos com idades variando de 10 a 15 anos. A média do pré-teste foi 6,2 e a do pós-teste foi 7,7. Houve significância estatística quando se comparou o gênero com os conhecimentos prévios e após a apresentação, nas questões 4 e 5, respectivamente. As meninas demonstraram maior conhecimento sobre drogas ilícitas e depressão. CONCLUSÃO: A abordagem de temas diferentes, com instrumentos variados e a participação de diversos atores, inovou o processo ensino aprendizagem com a interação comunitária.

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Publicado

2022-08-16

Edição

Seção

Artigos