PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE BANDEIRANTES/PR E AÇÕES AFIRMATIVAS

Universidade e as cotas sociorraciais

Autores

  • Mauro Januário Universidade Estadual do Norte do Paraná/UENP
  • Rosiney Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • James Universidade Estadual do Norte do Paraná

Palavras-chave:

Educação, Formação Escolar, Universidade, Ações Afirmativas

Resumo

Uma das finalidades da educação é a de proporcionar ao estudante condições para desenvolver a criticidade frente à realidade que o cerca. Assim, faz-se necessário conhecer as características dos alunos, para que a instituição de ensino promova ações adequadas ao seu público-alvo. Com esse propósito, o presente estudo procurou, por meio da aplicação de questionários a estudantes de Bandeirantes/PR, averiguar o perfil e, também, o  entendimento acerca do direito às cotas sociorraciais. Os resultados apontam que a maioria dos estudantes de escolas públicas desconhece o direito às cotas e alertamos para a necessidade da Universidade atuar de forma mais eficaz na divulgação e promoção deste direito.

Biografia do Autor

Rosiney, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP), mestrado em Letras e Doutorado em Educação pela mesma Instituição. É professora adjunta do curso de Letras, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP); e docente do Mestrado Profissional em Letras da UENP. É, ainda, membro da Comissão de Acompanhamento das Políticas de Ações Afirmativas (CAAF). 

James, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Possui graduação em Letras Portugês e Literaturas de Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e Mestrado em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente, é aluno do Programa de Pós-graduação em Letras (Doutorado), com ênfase em Estudos Literários, da Universidade Estadual de Londrina (UEL); e Diretor de Cultura da UENP.

Downloads

Publicado

2022-08-16

Edição

Seção

Artigos