REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL NO ENSINO SUPERIOR

O CASO DO DIRETÓRIO ACADÊMICO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Autores

  • Vladimir de Sales Nunes
  • Caio Carvalho Novais de Moraes
  • Nadiane Nunes da Silva
  • Mávani Lima Santos
  • Norma Cristina Araujo Gonzáles
  • Mirele Silva Moreira
  • Gabriel Luiz Celante da Silva
  • Benoit Jean Bernard Jahyny

Resumo

Os órgãos de representação estudantil no Brasil foram, desde há quase um século, alvo constante de regulação e controle por parte do poder público. A representação máxima dessa intervenção foi o período da Ditadura Militar no Brasil (1964-1985), no qual os estudantes que participavam de movimentos políticos dentro do ambiente acadêmico ficaram sujeitos a situações de perseguição flagrante e até prisão. Com a redemocratização, em 1985, a lei federal vigente até hoje (7.395/1985) garantiu total autonomia de gestão aos órgãos de representação estudantil, entre Diretórios e Centros Acadêmicos e Diretórios Centrais dos  Estudantes. A representação estudantil na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) conta com 30 cursos de graduação presencial. Nesse cenário, o Diretório Acadêmico de Ciências Biológicas (DACBIO) da UNIVASF representa os cerca de 300 estudantes deste curso, tendo alcançado significativa influência durante o período de 2019 a 2021, avaliado neste trabalho. Assim, o objetivo desta pesquisa foi avaliar a percepção dos(as) discentes de Ciências Biológicas da UNIVASF acerca da atuação do DACBIO/UNIVASF entre 2019 e 2021. Um questionário virtual foi aplicado entre este público, mostrando, em seus resultados, altos índices gerais de aprovação para os parâmetros avaliados. De uma maneira geral, percebe-se que o mandato do DACBIO analisado no questionário foi positivamente avaliado pela maioria dos(as) discentes, com destaque para diversas iniciativas de engajamento do corpo discente através de atividades políticas, extracurriculares, e de facilitação de acesso às estruturas representativas, contribuindo para o fortalecimento da representação estudantil na UNIVASF e servindo de modelo para outras associações estudantis.

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Publicado

2022-08-16

Edição

Seção

Artigos