O papel do artista, a figuração da classe trabalhadora e a capitulação da luta política em Saint Oscar (1989) de Terry Eagleton

Autores

  • Jonathan Renan da Silva Souza Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Teatro Britânico Moderno, Terry Eagleton, Oscar Wilde, Edward Bond, Bertolt Brecht

Resumo

Este artigo propõe-se a analisar a peça de Terry Eagleton Saint Oscar (1989). Para tanto, empreende-se inicialmente uma breve contextualização da obra literária de Terry Eagleton. Em seguida procede-se a uma análise de viés comparativo com a peça Bingo (1973) do dramaturgo britânico Edward Bond e com a peça Mãe Coragem e Seus Filhos (1939) do dramaturgo alemão Bertolt Brecht. Por fim, analisa-se a forma dramatúrgica de Saint Oscar, de cunho épico, com a qual se tematiza a luta da classe trabalhadora. Conclui-se que Terry Eagleton, expandindo o debate sobre Oscar Wilde, em geral restrito às questões de identidade irlandesa e homossexual, aborda, dentre outros, o papel do artista em relação à realidade material das pessoas e a capitulação da luta política no capitalismo contemporâneo.

Referências

BOND, Edward. Lear. In: __________. Plays: 2 Lear, The Sea, Narrow Road to the Deep North, Black Mass, Passion. London: Bloomsbury, 1998, p. 2-102. E-book.
BRECHT, Bertolt. Mãe Coragem e Seus Filhos. In:___________. Teatro Completo. Vol. 6. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.
CARANO, Carol Lorraine. Mad Lords and Irishmen: Representations of Lord Byron and Oscar Wilde since 1967. 2008. Dissertation (Dissertation in English and History) – Department of English, University of Missouri, Kansas City, 2008.
EAGLETON, Terry. Saint Oscar. London: Bookmarks Publications, 2004.
_____________. A Foreword. New Left Review, London, n. 177, p. 125-128, 1989.
INTERNATIONAL SOCIALISM JOURNAL. Shakespeare and the class struggle, Vol. 2, n. 49, p. 115–121, 1990. Disponível em: https://www.marxists.org/history/etol/newspape/isj2/1990/isj2-049/eagleton.html
PATTERSON, Michael. Rewriting Shakespeare: Edward Bond’s Lear (1971). In: Strategies of Political Theatre: Post-War British Playwrights. Cambridge: Cambridge University Press, 2006.
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Editora Perspectiva, 2017.
SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno (1880-1950). São Paulo: Cosac Naify, 2011.

Downloads

Publicado

2020-06-17

Edição

Seção

Artigos