Nas fronteiras do tempo

imagens e elementos que se complementam em O Arco Desolado (1952), de Ariano Suassuna

Autores

  • Deividy Ferreira UFPE

Palavras-chave:

Ariano Suassuna. O Arco desolado. Tragédia. Trágico. Mito.

Resumo

A tragédia, o mito e o trágico são elementos que podem ser encontrados na peça O Arco desolado, de Ariano Suassuna, escrita em 1952. A presença desses elementos na tragédia de Suassuna permite-nos uma leitura bastante profícua, principalmente no que diz respeito ao processo de desencadeamento das ações na peça a partir destes elementos, mostrando também uma relação com a tragédia espanhola La vida es sueño (1635), de Caldéron de La Barca. Pensar como esses elementos se encontram na tragédia de Suassuna é nosso intuito.

Referências

ANDRADE, É. C. A representação do trágico na literatura latino-americana pós-45. Universidade de Brasília. Instituto de Letras: Departamento de Teoria Literária e Literatura. Dissertação (Mestrado em Teoria Literária), 2006.
ARISTÓTELES. Poética. Tradução de Eudoro de Sousa. Maia: Casa da moeda/Imprensa nacional, 1987.
ELIADE, M. Mito e realidade. São Paulo: Perspectiva, 1978.
FLEIG, M. O que a tragédia e o trágico podem nos ensinar? In: AZAMBUJA, C. C. de.; VIERO e LUÍS, C. A.,; MELO, F. M.,; ROHDEN, L.,. Os gregos e nós. São Laopoldo: Editora Unisinos, 2009, p. 37-55.
LESKY, A. A tragédia grega. São Paulo: Editora Perspectiva, 1996.
ROHDEN, LuizA tragédia grega e nós: um jogo hermenêutico. In: AZAMBUJA, C. C.
de.; VIERO e LUÍS, C. A.,; MELLO, F. M.,; ROHDEN, L.,. Os gregos e nós. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2009, p. 13-36. SUASSUNA, A. O Arco desolado. Recife: versão datilografada pelo autor, 1952.
SZONDI, P. Ensaio sobre o trágico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

Downloads

Publicado

2020-12-21

Edição

Seção

Ensaios