Dramaturgia de ocasião

Estratégias de popularização de princípios e elementos dramatúrgicos tradicionais

Autores

  • Adriana Silva Amorim Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Hendye Gracielle Dias Borem

Palavras-chave:

Dramaturgia, Processo criativo, Teatro-empresa, Teatro-escola

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar considerações sobre as condições de produção e as estratégias metodológicas utilizadas na criação de textos dramatúrgicos com diferentes características no contexto de funcionamento da CazAzul Teatro Escola enquanto produtora cultural na cidade de Vitória da Conquista, Bahia, entre os anos de 2016 e 2020, listando, a partir de duas obras específicas, elementos e práticas passíveis de serem facilmente reproduzidas por outros artistas e por arte-educadores em contextos de raro acesso às teorias do drama, ampliando o potencial estético e comunicacional de suas obras. As análises dos elementos da produção dramatúrgica estruturam-se a partir dos apontamentos da “Poética” de Aristóteles, de Martin Esslin em “Uma Anatomia do Drama” e, finalmente, em “As Estratégias do Drama” de Cleise Mendes. 

Biografia do Autor

Adriana Silva Amorim, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Professora do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Doutora e Mestra em Artes Cênicas - Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas - PPGAC, da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Licenciada em Teatro pela UFBA. Atriz, diretora teatral e dramaturga.

Hendye Gracielle Dias Borem

Produtora teatral e Gestora cultural da CazAzul Teatro Escola. Especialista em Língua Portuguesa e em Docência do Ensino Superior, Instituto Superior de Educação Ibituruna - ISEIB. Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. Graduanda em Cinema e Audiovisual pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB.

Referências

ARISTÓTELES. Poética. Tradução Eudoro de Sousa. Lisboa: Imprensa Nacional, Casa da Moeda, 1994.

ESSLIN, Martin. Anatomia do Drama. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

MENDES, Cleise Furtado. As estratégias do drama. Salvador: Centro Editorial e Didático da UFBA, 1995.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 2008.

SOUSA, Eudoro de. Prefácio, introdução, comentários e apêndices. In: ARISTÓTELES. Poética. Lisboa: Imprensa Nacional, Casa da Moeda, 1994. p. 81-101.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Edição

Seção

Artigos