Desejo, violência e sacrifício em Otelo, o mouro de Veneza

Autores

  • Ribanna Martins de Paula

Palavras-chave:

William Shakespeare, René Girard, Otelo, o mouro de Veneza, Crítica sociológica

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar como a questão do desejo, violência e sacrifício – elementos inerentes às sociedades desde a sua criação, conforme exposição de René Girard – encontram-se presentes na peça Otelo, o mouro de Veneza escrita pelo dramaturgo inglês William Shakespeare no início do século XVII. Observando a maneira com que o autor cria, desenvolve e retrata seus personagens, bem como a sociedade da época de sua história, este artigo contribui para a compreensão de como a aplicação da crítica sociológica torna-se relevante para a análise de textos literários de todas as épocas.

Referências

GINETTI, Emerson. A crise dos valores éticos segundo Max Scheler. 2010. 137f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.

GIRARD, René. A violência e o sagrado. São Paulo: Editora Universidade Estadual Paulista, 1990.

GIRARD, René. Deceit, desire & the novel: self and other in literary structure. Baltimore: The Johns Hopkins Press, 1965.

GIRARD, René. Shakespeare: teatro da inveja. São Paulo: É Realizações Editora, 2010.

SCHULTZ, Adilson. A violência e o sagrado segundo René Girard. Revista Eletrônica do Núcleo de Estudos e Pesquisa do Protestantismo, São Leopoldo, v. 3, p. 8-18, jan./abr. 2004.

SHAKESPEARE, William. Otelo, o mouro de Veneza. São Paulo: Editora Martin Claret Ltda., 2003.

Downloads

Publicado

2018-09-09

Edição

Seção

Artigos