Himenea (Prólogo), de Bartolomé de Torres Naharro

Autores

  • Ester Abreu Vieira de Oliveira

Palavras-chave:

Propalladia, Teatro Espanhol, Comédia, Himenea

Resumo

Em 1517, na cidade de Nápoles, Bartolomé de Torres Naharro (1485-1530?) publicou, sob o título de Propalladia, o conjunto de suas obras poéticas e seis peças, das oito que escreveu. O prólogo constitui a primeira reflexão estética teatral espanhola. Voltou à Espanha e escreveu as obras dramáticas Calamitas e Aquilana. Himenea, obra que se encontra em Propalladia e está inserida, por sua trama, na classificação de "a fantasía", em alguns aspectos, está ligada à tradição do teatro medieval, mas o ambiente cultural, a alusão satírica do tipo clerical e a alegre solução que dá ao conflito são de caráter renascentista. A história de amores entre Himeneo e Febea, dois jovens de uma mesma classe social, vincula a obra à Celestina, mas difere desta por ter um final feliz. Himenea está dividida em duas partes: em um Introito e Argumento e cinco Jornadas. A ação acontece na rua e o texto está organizado em versos assonânticos, de oito sílabas, com alternâncias de alguns versos curtos, de pé quebrado, e com predominância de versos tetrassílabos. É do intróito ou argumento que segue a tradução.

Referências

OLIVEIRA, Ester Abreu Vieira de. Ensaio sobre a dramaturgia do clássico ao contemporâneo. São Paulo: Opção Editora, 2016, 419 p.

OLIVEIRA, Ester Abreu Vieira de. Teatro clássico espanhol: Quatro grandes dramaturgos – Torres Naharro, Tirso de Molina, Lope de Rueda e Lope de Vega. Ministerio de Educación, Cultura y Deporte, Colección Orellana, n. 25. Disponível em: <http://www.mecd.gob.es/brasil/dms/consejerias-exteriores/brasil/2016/publicaciones/teatro-classico-pt.pdf>. Acesso em: 03 maio 2017.

TORRES NAHARRO, Bartolomé. Himenea. Disponível em: <http://www.cervantesvirtual.com/obra/himenea--0/>. Acesso em: 04 jun. 2017.

Downloads

Publicado

2018-09-09

Edição

Seção

Traduções