Dos canovacci de Flaminio Scala até as bravuras de Capitan Spaventa, a Commedia dell'arte e o mito da improvisação

Autores

  • Douglas Kodi Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Palavras-chave:

Commedia dell'arte, Trabalho atorial, Dramaturgia, Historiografia de atores

Resumo

Este texto revisita alguns dos mitos da Commedia dell’arte em relação à dramaturgia e aos modos de atuação atinentes ao fenômeno teatral, e como referido no título, toma de exemplo a obra de dois importantes cômicos dell’arte, Flaminio Scala (em arte, Flávio) e Francesco Andreini (em arte, Capitan Spaventa). Do mesmo modo, também revisita alguns estudos da Commedia dell’arte publicados na década passada, para corroborar a pesquisa desse fenômeno teatral no Brasil. Por fim, o texto pretende jogar luz sobre o mito da improvisação na Commedia dell’arte e corroborar para um entendimento desta como princípio norteador para a cena contemporânea.

Referências

ANDREINI, Francesco. Le bravure del Capitan Spavento. Organização de Roberto Tessari. Pisa: Giardini, 1987.

CUPPONE, Roberto. “In questo”, Il teatro gli scenari della Commedia dell’arte. Revista: Trans/Form/Ação, Marília, SP, vol. 24, n. 1, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31732001000100009. Acesso em: 30 jun. 2019.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs Capitalismo e Esquizofrenia. Vol. 4. São Paulo: Editora 34, 1997.

FERRONE, Siro. La Commedia dell’arte: Attrici e Attori italiani in Europa (XVI-XVIII secolo). Torino: Piccola Biblioteca Einaudi Arte. Architetura. Cinema, Musica, 2014.

HESÍODO. Teogonia: A origem dos deuses. 3. ed. São Paulo: Iluminuras, 1995.

KODI, Douglas. A utopia da Commedia dell’arte no século XXI: o Canovaccio, o ator e a cena. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Programa de pós-graduação em Teatro, Florianópolis, 2019.

RABETTI, Maria de Lourdes. A commedia dell’arte: mito, profissão e arte. Artcultura, vol. 16, n. 29, p. 7-17, 2016. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/34252. Acesso em: 25 ago. 2021.

RABETTI, Maria de Lourdes. Por que os estudos da commedia dell’arte interessam ao teatro contemporâneo? Sobre o livro de Roberto Tessari La Commedia dell’Arte: genesi d’una società dello spettacolo. Sala Preta, v. 16, n. 2, p. 407-414, 2016.

SCALA, Flaminio. Il teatro della favole rappresentative: a cura di F. Marotti. Milano: Il Polifilo, 1974.

TAVIANI, Ferdinando; SCHINO, Mirella. Il segreto della Commedia dell’arte: la memoria delle compagnie italiane del XVI, XVII e XVIII secolo. Firenze: Uscher, 1986.

TESSARI, Roberto. La Commedia dell’arte: Genesei d’una società dello spettacolo. Roma: Laterza, 2014.

TESTAVERDE, Anna Maria. I Canovacci della Commedia dell’arte. Torino: Einaudi. 2007.

ZORZI, Ludovico. Intorno alla Commedia dell’arte (1978), In: ZORZI, Ludovico. L’attore, la commedia, il dramaturgo. Torino: Einaudi. 1990.

Downloads

Publicado

2021-12-15

Edição

Seção

Artigos