Ausência presente

a homossexualidade em três peças de Tennessee Williams

Autores

  • Adriana Falqueto Lemos IF-Sul de Minas - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
  • Johnny César dos Santos IF-Sul de Minas - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais: Pouso Alegre https://orcid.org/0000-0002-9030-4264

Palavras-chave:

Teatro, Gay, Um bonde chamado desejo, De repente no último verão, Gata em teto de zinco quente, Theater, A streetcar named Desire, Suddenly last summer, Cat on a hot tin roof

Resumo

Tendo como corpus três peças de Tennessee Williams, Um bonde chamado Desejo, De repente, no último verão, e Gata em telhado de zinco quente, este texto pretende observar, utilizando a análise histórico-social e a revisão de literatura, como os personagens homossexuais ausentes se tornam presentes e como, mesmo ausentes, constituem-se como pontos de ruptura nas obras. A análise se empreende com vistas a entender qual foi o discurso de Williams ao tratar da homossexualidade nas peças. Observou-se que, mesmo com personagens homossexuais ausentes, Williams consegue os tornar presentes por meio dos discursos dos personagens, fazendo com que as questões que os vitimizaram sejam discutidas.

Abstract

Having as a corpus three plays by Tennessee Williams, A streetcar named Desire, Suddenly, last summer, and Cat on a hot tin roof, this text seeks to observe, using historical-social analysis and literature review, how the absent homosexual characters become present and how, even absent, they constitute breaking points in the works. The analysis is undertaken aiming to understand Williams’ discourse when dealing with homosexuality in the plays. We concluded that, even with absent homosexual characters, Williams manages to make them present through the characters’ speeches, bringing to light the issues that victimized them.

Biografia do Autor

Adriana Falqueto Lemos, IF-Sul de Minas - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Graduada em Letras-Inglês (UFES, 2012), Mestre (2015) e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES (2018). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). Em estágio pós-doutoral na UFES. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, história cultural, videogame e leitura. Coordena o Grupo de Pesquisa Literatura, ficção e suas materialidades e é parte do Núcleo de Estudos Literários e Musicológicos.

Johnny César dos Santos, IF-Sul de Minas - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais: Pouso Alegre

Mestre em Letras: Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Especialista em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Graduado em Letras/Português pelo Centro Universitário Claretiano e Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Ouro Preto - MG. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS).

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Publicado

2023-12-28

Edição

Seção

Artigos