Sobre terras de zinco quente

homossexualidade e propriedade em Cat on a hot tin roof (1955), de Tennessee Williams

Autores

  • João Victor Silva USP - Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Sul dos Estados Unidos, Dramaturgia moderna, Dramaturgia estadunidense, Teatro, American South, Modern drama, American drama, Theater

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar como a homossexualidade é figurada em Cat on a hot tin roof (1955), de Tennessee Williams, a fim de demonstrar que a peça não se limita a meramente representar processos subjetivos relativos à sexualidade das personagens de Brick e Skipper, mas os constrói em direta relação com as estruturas econômicas e sociais em que ambos estão inseridos. A partir da interpretação que atribui às figuras de Straw e Ochello a “origem metafísica” da plantation, como sugere Bibler (2002), procuramos examinar o suicídio de Skipper e o alcoolismo de Brick que dele decorre como recursos formais capazes de construir uma crítica às estruturas sócio-históricas do Sul dos Estados Unidos, cuja norma social restringia a livre expressão da homossexualidade.

Abstract

This article aims to analyze the representation of homosexuality in Tennessee Williams’ Cat on a hot tin roof (1955) with the purpose of demonstrating that the play goes beyond merely dramatizing subjective processes related to the sexuality of the characters Brick and Skipper, but rather constructs them in direct relation to the economic and social structures in which they are both embedded. Drawing on the interpretation that attributes to the figures of Straw and Ochello the “metaphysical origin” of the plantation, as suggested by Bibler (2002), we seek to examine Skipper’s suicide and Brick’s ensuing alcoholism as formal devices capable of constructing a critique of the socio-historical structures of the American South, where the prevailing social norm restricted the free expression of homosexuality.

Biografia do Autor

João Victor Silva, USP - Universidade de São Paulo

Doutorando e mestre em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), desenvolve pesquisa nas áreas de dramaturgia estadunidense e dramaturgia comparada Estados Unidos – Brasil. É também ator, diretor e professor, e membro da Cia. da Revista, em São Paulo.

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Publicado

2023-12-28

Edição

Seção

Artigos