Trechos descartados de The glass menagerie para rastros do Teatro Plástico

Autores

  • Fernanda Sales Rocha Santos USP - Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Tennessee Williams, Dramaturgia estadunidense, Manuscritos, Processo de escrita, U.S. playwriting, Manuscripts, Writing process

Resumo

Em busca de rastros da ideia do Teatro Plástico de Tennessee Williams, o artigo lançará luz sobre trechos descartados do processo de escrita da peça The glass menagerie (1944) nos quais o autor foi radical em sua prática reflexiva e experimentação formal. Assumindo a perspectiva de que materiais de processo revelam gestos incompletos, o artigo traduzirá e debaterá um apanhado de trechos manuscritos encontrados nos arquivos pessoais de Williams no Harry Ransom Center (Austin/TX), tomando suas marcas épicas, líricas e metateatrais, para pensar a incipiente e incompleta ideia de teatro plástico na obra de Tennessee Williams.

Abstract

Seeking traces of Tennessee Williams’ concept of Plastic Theater, the article will shed light on discarded excerpts from the writing process of the play The glass menagerie (1944), in which the author was radical in his reflective practice and formal experimentation. Assuming the perspective that process materials reveal incomplete gestures, the article will translate to Portuguese and discuss a collection of manuscripts found in Williams’ personal archives at the Harry Ransom Center (Austin, TX), considering their epic, lyrical, and metatheatrical marks to contemplate the incipient and incomplete idea of plastic theater in the works of Tennessee Williams.

Biografia do Autor

Fernanda Sales Rocha Santos, USP - Universidade de São Paulo

Fernanda S. R. Santos é doutoranda em Meios e Processos Audiovisuais na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com período sanduíche na School of the Arts da Columbia University (New York). Além de acadêmica, Fernanda também é dramaturga e roteirista profissional. 

Referências

BETTI, Maria Sílvia. Lirismo e ironia: apresentação de 27 carros de algodão e outras peças em um ato. In: WILLIAMS. Tennessee. 27 carros de algodão e outras peças de um ato. São Paulo: É Realizações, 2013. p. 7-26.

BORNY, Geoffrey. The two Glass Menageries: reading edition and acting edition. In: BLOOM, Harold (Ed.). Modern critical interpretations: Tennessee Williams’s The glass menagerie. New York: Chelsea House, 1988.

BRAY, Robert. Prefácio. In: WILLIAMS, Tennessee. O zoológico de vidro; De repente no último verão; Doce pássaro da juventude. Tradução de Clara Carvalho [Grupo Tapa]. São Paulo: É Realizações, 2014. p. 11 -21.

DEBUSSCHER, Gilbert. Where memory begins: New Texas light on The glass menagerie. The Tennessee Williams Annual Review, n. 1, p. 53-62, 1998.

DEVLIN, Albert J.; TISCHLER, Nancy M. The selected letters of Tennessee Williams, vol. 2: 1945-1957. New York: New Directions, 2000

GRÉSILLON, Almuth. Elementos de crítica genética: ler os manuscritos modernos. Editora da UFRGS, 2007.

HEINTZELMAN, Greta.; SMITH-HOWARD, Alycia. Critical companion to Tennessee Williams. New York: Facts On File, 2005.

KRAMER, Richard E. “The sculptural drama”: Tennessee Williams’s plastic theatre. The Tennessee Williams Annual Review, n. 5, 2002.

PARKER, Brian. The composition of The glass menagerie: an argument for complexity. Modern Drama, v. 25, n. 3, p. 409-422, 1982.

SALLES, Cecília Almeida. Crítica genética. Uma (nova) introdução. São Paulo: Educ., 2000.

SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: Annablume, 2004.

SANTOS, Fernanda. Adesão e crítica ao cinema na dramaturgia de The glass menagerie. Significação: Revista de Cultura Audiovisual, v. 47, n. 54, p. 23-42, 2020.

SINGLE, Lori Leathers. Flying the Jolly Roger: images of escape and selfhood in Tennessee Williams’s “The glass menagerie”. The Tennessee Williams Annual Review, n. 2, p. 69-85, 1999.

SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno (1880-1950). Trad. Luiz Sérgio Repa. São Paulo: Cosac & Naif, 2001.

WILLIAMS, Tennessee. The glass menagerie typescript fragments. In: I Works. Williams Papers. Harry Ransom Humanities Research Center, University of Texas at Austin. 1943, n.d.

WILLIAMS, Tennessee. O zoológico de vidro; De repente no último verão; Doce pássaro da juventude. Tradução de Clara Carvalho [Grupo Tapa]. São Paulo: É Realizações, 2014.

Downloads

Publicado

2023-12-28

Edição

Seção

Artigos