Afinidades eletivas

Tennessee Williams e Woody Allen

Autores

  • Marcos C. P. Soares USP - Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Memória, Comédia, Blue Jasmine (filme), A streetcar named Desire (peça), Memory, Comedy, Blue Jasmine (film), A streetcar named desire (play)

Resumo

Este ensaio propõe um exercício de dramaturgia comparada a partir da aproximação dos trabalhos de Tennessee Williams e do cineasta Woody Allen. Para isso, partiremos tanto de comentários feitos pelos dois artistas a respeito de temas em comum nas duas obras, quanto de uma análise breve do filme Blue Jasmine (2017), que retoma temas e formas da peça A streetcar named Desire (1947) para atualizá-los no confronto com a matéria histórica contemporânea.

Abstract

This essay proposes an exercise in comparative dramaturgy by bringing together the works of Tennessee Williams and of the filmmaker Woody Allen. In order to do this, we will start from comments made by the two artists regarding themes in common in both works, as well as a brief analysis of the film Blue Jasmine (2017), which takes up themes and forms from the play A streetcar named Desire (1947) and updates them to deal with contemporary historical materials.

Biografia do Autor

Marcos C. P. Soares, USP - Universidade de São Paulo

Marcos C. P. Soares possui graduação em Inglês pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (2000). Fez pós-doutorado na Universidade de Yale, EUA (2004) e na Universidade de Columbia, EUA (2012). É Professor Livre-Docente da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Inglesa e Norte Americana, atuando principalmente nos seguintes temas: crítica materialista, narrativa e história, cinema e romance norte-americano.

Referências

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Publicado

2023-12-28

Edição

Seção

Ensaios