As primeiras produções das peças de Tennessee Williams em São Paulo

Autores

  • David Medeiros Neves USP - Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Teatro norte-americano, Teatro brasileiro, Renovação do teatro paulistano, North-American Theater, Brazilian theater, São Paulo theater renewal

Resumo

Este artigo apresenta e descreve as circunstâncias das montagens das primeiras estreias das peças de Tennessee Williams no contexto teatral de São Paulo entre 1948 e 1964. Por meio de uma investigação abrangente em diversas fontes acadêmicas e históricas, ao descrever a ficha técnica, a recepção e a importância do espetáculo no cenário da cidade, destaca-se o papel crucial desempenhado por essas produções na revitalização do teatro paulistano. As montagens não apenas contribuíram para o avanço do teatro moderno brasileiro, mas também foram fundamentais na consolidação das carreiras de diversos artistas que se tornaram figuras-chave na história do teatro no país. Essa influência se manifestou não apenas no sucesso das peças em si, mas também na maneira como impactaram a estética teatral e a narrativa dramática da época. Sendo assim, este estudo lança luz sobre a duradoura importância do trabalho de Tennessee Williams no contexto teatral brasileiro.

Abstract

This article presents and describes the circumstances surrounding the production of the first premieres of Tennessee Williams’ plays in the theatrical context of São Paulo between 1948 and 1964. Through a comprehensive investigation into various academic and historical sources, describing the technical details, reception, and the importance of the show in the city’s scene, the crucial role played by these productions in the revitalization of São Paulo’s theater stands out. The productions not only contributed to the advancement of modern Brazilian theater but were also fundamental in consolidating the careers of several artists who became key figures in the history of theater in the country. This influence manifested itself not only in the success of the plays themselves but also in the way they impacted the theatrical aesthetics and dramatic narrative of the time. Therefore, this study sheds light on the lasting importance of Tennessee Williams' work in the Brazilian theatrical context.

Biografia do Autor

David Medeiros Neves, USP - Universidade de São Paulo

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Mestre em Artes pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Referências

BASBAUM, Hersch. José Renato: energia eterna. Coleção Aplauso. São Paulo. Imprensa Oficial, 2009.

BETTI, Maria Sílvia. O demorado adeus de Tennessee Williams: a representação de questões sócio-políticas numa peça da fase inaugural do Arena. Aurora - Revista de Arte, Mídia e Política, São Paulo, v. 5, n. 13, p. 11-27, fev./maio. 2012. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/aurora/article/view/8435/6540. Acesso em: 01 out. 2023.

BETTI, Maria Sílvia. Teatro Estadunidense no Brasil – Primeiro Tempo 1945 – 1968. In: BETTI, Maria Sílvia. Dramaturgia comparada Estados Unidos/Brasil: três estudos. São Bernardo do Campo: Cia. Cultural Fagulha, 2017. p. 10-155.

BOSTON GLOBE, Boston, 16 Mar. 1947. Disponível em:

https://bostonglobe.newspapers.com/image/433917913. Acesso em: 01 out. 2023.

BRANDÃO, Tânia. Uma empresa e seus segredos: Companhia Maria Della Costa. São Paulo: Perspectiva; Rio de Janeiro: Petrobras, 2009.

CORREIO PAULISTANO, São Paulo, 18 ago. 1950, Teatro, p. 6. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=090972_10&pasta=ano%20195&pesq=%22tennessee%20williams%22&pagfis=2965. Acesso em: 01 out. 2023.

CORREIO PAULISTANO, São Paulo, 24 e 26 out. 1956, Teatro. p. 4. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=090972_10&pasta=ano%20195&pesq =%22TENNESSEE%20WILLIAMS%22&pagfis=33841. Acesso em: 01 out. 2023.

CORREIO PAULISTANO, São Paulo, 14 e 16 ago. 1960, Teatro e outros palcos. p. 6. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=090972_11&pasta=ano%20196&pesq=%22TENNESSEE%20WILLIAMS%22&pagfis=3338. Acesso em: 01 out. 2023.

CORREIO PAULISTANO, São Paulo, 07 jun. 1962. Ribalta. p. 3. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=090972_11&pasta=ano%20196&pesq =%22TENNESSEE%20WILLIAMS%22&pagfis=12357. Acesso em: 01 out. 2023.

ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL: À margem da vida.

Disponível em: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/evento395653/a-margem-da-vida Acesso em: 01 out. 2023a.

ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL: Anna Christie. Disponível em: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/evento405040/anna-christie. Acesso em: 01 out. 2023b.

ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL: Desejo.

Disponível em: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/evento392578/desejo Acesso em: 01 out. 2023c.

ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL: Estrada do tabaco.

Disponível em: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/evento397504/estrada-do-tabaco. Acesso em: 01 out. 2023d.

ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL: O imperador Jones. Disponível em: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/evento401127/o-imperador-jones Acesso em: 01 out. 2023e.

ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL: Todos os filhos de Deus têm asas.

Disponível em: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/evento401128/todos-os-filhos-de-deus-tem-asas Acesso em: 01 out. 2023f.

ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL: Um bonde chamado Desejo.

Disponível em: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/evento398380/um-bonde-chamado-desejo Acesso em: 01 out. 2023g.

ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL: Uma rua chamada pecado.

Disponível em: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/evento399273/uma-rua-chamada-pecado Acesso em: 01 out. 2023h.

GÓES, Martha. Alfredo Mesquita, um grã-fino na contramão. São Paulo: Terceiro Nome, 2007.

GUZIK, Alberto. TBC: crônica de um sonho – O Teatro Brasileiro de Comédia, 1948-1964. São Paulo: Perspectiva, 1986.

INTERNET BROADWAY DATABASE (IBDB): A streetcar named Desire. Disponível em: https://www.ibdb.com/broadway-production/a-streetcar-named-desire-1804. Acesso em: 01 out. 2023a.

INTERNET BROADWAY DATABASE (IBDB): Anna Christie. Adaptado

Disponível em: https://www.ibdb.com/broadway-production/anna-christie-12677#OpeningNightCast Acesso em: 01 out. 2023b.

INTERNET MOVIE DATABASE (IMDB):

Disponível em: https://www.imdb.com/. Acesso em: 01 out. 2023.

LEDESMA, Vilmar. Miriam Mehler: sensibilidade e paixão. Coleção Aplauso. São Paulo: Imprensa Oficial, 2005.

LICIA, Nydia. Teatro Brasileiro de Comédia: eu vivi o TBC. São Paulo: Imprensa Oficial, 2007.

MAGALDI, Sábato; VARGAS, Maria Thereza. Cem anos de teatro em São Paulo (1875/1974). São Paulo: Ed. Senac, 2000.

MESQUITA, Alfredo. Diário de viagem, São Paulo, 22 mar. 1947, p. 8-9. Disponível em: Arquivo Público do Estado de São Paulo: Acervo Instituto Histórico Geográfico de São Paulo – Acervo Alfredo Mesquita: Pasta IHGSP 018 (1925-1947) – Diários de viagem (1947) Acesso em: 18. abr. 2023.

MESQUITA, Alfredo. “À Margem da Vida”. In: Suplemento de cultura. O Estado de São Paulo, São Paulo, 03 abr. 1983, p. 8-9. Disponível em: https://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/19830401-33149-nac-0064-cul-8-not/busca/Caio+Ca%C3%ADub%C3%AD. Acesso em: 01 out. 2023.

O ESTADO DE SÃO PAULO, São Paulo, 07 ago. 1948. Artes e Artistas, Cinema, Rádio, Palcos e Circos, p. 6. Disponível em: https://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/19480807-22462-nac-0006-999-6-not. Acesso em: 01 out. 2023.

O ESTADO DE SÃO PAULO, São Paulo, 21 mai. 1959. A sociedade, p. 8. Disponível em: https://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/19590521-25782-nac-0008-999-8-not. Acesso em: 01 out. 2023.

O ESTADO DE SÃO PAULO, São Paulo, 05 jun. 1961. Teatro, p. 9. Disponível em: https://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/19610506-26389-nac-0009-999-9-

not/busca/Cia+Nydia. Acesso em: 01 out. 2023.

OLIVEIRA, Rafael Francisco Fonseca. A trajetória de Um bonde chamado Desejo no teatro brasileiro: um estudo de recepção aplicada. 184p. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná, 2020. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/69074. Acesso em: 10 maio 2021.

PRADO, Décio de Almeida. “À Margem da Vida”. In: Palcos e circos. O Estado de São Paulo, São Paulo, 28 nov. 1948. p. 8. Disponível em: https://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/19481128-22557-nac-0008-999-8-not. Acesso em: 01 out. 2023.

PRADO, Décio de Almeida. Teatro em progresso: crítica teatral, 1955-1964. São Paulo: Perspectiva. 2002.

PROGRAMA DA PEÇA GATA EM TETO DE ZINCO QUENTE NO TBC, 1956. 50p. Disponível em: http://www.acervogouvea-vaneau.com.br/. Acesso em: 07 mar. 2021.

SANTANA, Jussilene. Martim Gonçalves: uma escola de teatro contra a província. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32002. Acesso em: 15 out. 2023.

SEIXAS, Élcio Nogueira. Renato Borghi – Borghi em revista. São Paulo: Imprensa Oficial de São Paulo, 2008.

TOLEDO, Luis Marcio Arnaut de. Summer and smoke, de Tennessee Williams, no Brasil: Título alterado, melodrama e acting edition. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, [S. l.], v. 1, n. 40, p. 1-30, 2021. DOI: 10.5965/1414573101402021e0203. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18900. Acesso em: 01 out. 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-28

Edição

Seção

Artigos