O verdadeiro Camino Real

apontamentos sobre Tennessee Williams, Elia Kazan e Dramaturgia

Autores

  • Dante Passarelli Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Processo de escrita, História estadunidense, Imperialismo, Teatro e política, Writing process, American history, Imperialism, Theater and politics

Resumo

O presente artigo pretende elucidar apontamentos de análise acerca do processo de escrita e realização da peça Camino Real, de Tennessee Williams, particularmente em relação a Elia Kazan, diretor da montagem original e parceiro frequente de Williams na época. Além disso, através de uma breve análise, é objetivo apontar características formais e temáticas que sinalizam a contemporaneidade da peça, setenta anos após sua estreia.

Abstract

This article sets out to analyze Tennessee Williams’ play Camino Real regarding its writing and production process, and specifically related to director Elia Kazan, who was also a frequently collaborator with Williams. Also, its aim is to point out formal features as well as subject matters which indicate its relevancy seventy years after it debuted.

Biografia do Autor

Dante Passarelli, Universidade de São Paulo

Mestrando no Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), mesma instituição pela qual se formou Bacharel em Letras - Português/Inglês. Cursou um semestre de intercâmbio na Universität zu Köln, em Colônia na Alemanha (2018). Possui formação técnica de ator pelo Instituto de Arte e Ciência (Indac, 2018), também passando pelo Centro de Pesquisa Teatral (CPT), coordenado por Antunes Filho. Fez parte da 12º turma do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council. Desenvolveu pesquisa de iniciação científica com Bolsa FFLCH sobre o tema "Teatro Pós 11 de setembro". Fundou em 2019 o grupo Manás Laboratório de Dramaturgia, onde escreve, atua e dirige. Também é membro da Companhia Barco, cujo trabalho é focado em processos colaborativos. Foi indicado a Melhor Elenco no Prêmio Aplauso Brasil (2S/2017) por Hamlet-Ex-Máquina (2017-2018). Inicialmente graduado em Publicidade (2014), escreveu o livro Marketing e Comunicação na Produção Teatral (Giostri, 2017). Ganhou quatro prêmios de atuação, três no Festival SESI de Teatro Estudantil (2010, 2012 e 2013) e um no FETUSC, em 2010. Principais áreas de atualção: teatro, dramaturgia e história, e produção cultural.

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Publicado

2023-12-28

Edição

Seção

Artigos