Uma Rosa para Tennessee Williams

Autores

  • Mayumi Denise S. Ilari USP - Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Tennessee Williams (1911-1983), Teatro EUA, Dramaturgia e história, US theater, Dramaturgy and history

Resumo

Este ensaio busca retomar diferentes versões de personagens e de um enredo central criados e reescritos por Tennessee Williams entre as décadas de 1930 e 1970, verificando de que modo as adaptações e alterações temático-formais realizadas em diferentes momentos da história refletem modificações sociais ocorridas nesse mesmo período nos Estados Unidos. Para tanto, analisamos três peças teatrais: 27 wagons full of cotton (1946), The unsatisfactory supper or The long stay cut short (1946) e Tiger Tail (1976), o roteiro cinematográfico Baby Doll (1955) e o conto “Twenty-seven wagons full of cotton” (1936).

Abstract

This essay analyzes different versions of a major plot and its characters created and rewritten by Tennessee Williams between the 1930 and 1970 decades, verifying in which ways formal and thematic adaptations and changes made in different historical moments correspond to social changes that took place in the US in each specific period. Three plays are hereby analyzed: 27 wagons full of cotton (1946), The unsatisfactory supper or The long stay cut short (1946) and Tiger Tail (1976), as well as the screenplay Baby Doll (1955) and the short story “Twenty-seven wagons full of cotton” (1936).

Biografia do Autor

Mayumi Denise S. Ilari, USP - Universidade de São Paulo

Docente no Programa de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (PPGELLI), Departamento de Letras Modernas, Universidade de São Paulo. Trabalha com literaturas de expressão inglesa, tendo como foco de pesquisa dramaturgias contemporâneas, sua história e crítica.

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Publicado

2023-12-28

Edição

Seção

Ensaios