Afetos Abortados

Drama Psicológico, o Método e a representação do macartismo em Um Lugar ao Sol

Autores

  • Bruno Gavranic DLM/FFLCH/USP

Palavras-chave:

hollywood, macartismo, método, Stanislavski, George Stevens

Resumo

Esse trabalho discute estratégias formais adotadas pelo cinema dos EUA como forma de se relacionar com os materiais sócio históricos durante o macartismo. A discussão será feita a partir de uma análise de aspectos observados no filme Um Lugar ao Sol (A Place In The Sun, 1951), de George Stevens. Um dos elementos mais importantes aqui analisados será o famoso “método” de interpretação naturalista baseado no sistema do diretor russo Constantin Stanislavsky, e desenvolvido pelo Actor´s Studio, entre outros. Focando na expressão da vida interior da personagem, o uso dessa técnica permitiu uma maneira para driblar as proibições impostas aos artistas pelo sistema de produção. Ainda, o “método” pode ser entendido como uma forma de “monólogo interior” cinematográfico, no sentido discutido por Eisenstein, aberto a absorver, através da montagem, outras mídias da cultura de massa, como o rádio e a publicidade.

Referências

ADLER, Stella. Técnica da Representação Teatral. Trad. de Marcelo Mello. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 9ª edição, 2016
COSTA, Iná Camargo. “Aproximação e Distanciamento (o interesse de Brecht por Stanislavsky)”. In: CAVALIERI, Arlete e VÁSSINA, Elena (org.), Teatro Russo – Literatura e Espetáculo. São Paulo: Ateliê Editorial, 2011, págs. 163-181
EISENSTEIN, Sergei. “Sirva-se!”. In: A Forma do Filme. Trad. de Teresa Ottoni e notas de José Carlos Avellar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002, págs. 89-107

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Publicado

2019-11-04

Edição

Seção

Artigos