Considerações sobre visualidades enunciadas na carpintaria da literatura cênica

Autores

  • Cristina Matos Silva e Dias IFTM- Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Palavras-chave:

Literatura Cênica, Visualidade, Rubrica

Resumo

O presente estudo enfoca a carpintaria do texto literário teatral, especificando partes e características próprias do gênero e mudanças estilísticas que ocorreram ao longo das produções literárias cênicas. Dessa feita, o estudo considera que o material que antecede a cena, seja ele real ou virtual, é um virtuoso labirinto tecido de múltiplas possibilidades construtivas. Além disso, introduz o termo visualidade, afirmando que o texto teatral, em especial, enuncia imagens visivas, já que são escritos para serem lidos e também representados.  Por último, enfoca a importância da rubrica do e no texto cênico, considerando-a como uma potencializadora da compreensão da leitura da obra de teatro, e sua fundamental contribuição para apreensão visual pelo leitor no momento da leitura e para construção simbólica da produção cênica.

Referências

BECKETT, Samuel. Play. In: BECKETT, Samuel. Collected shorter plays: Samuel Beckett. New York City: Grove Press, 1984a. p. 145-160.


CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio: lições americanas. 2. ed. Trad. Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras. 1990.


CARMO, T. Didascálias no Oedipvs de Sêneca. Dissertação de Mestrado. Universidade Fedral de Minas Gerais, 2006. 125 p.


CASA NOVA, V. PEREIRA, E. Contribuição para uma nova leitura do texto teatral. Revista Aletria. Universidade Federal de Minas Gerais. 2000. Disponível em http://www.letras.ufmg.br/poslit. Acessado em 09 de maio de 2018.

ESSLIN, Martin. O teatro do absurdo. Rio de Janeiro: Zahar Editora, 1961.

GENET, Jean. O balcão. São Paulo: Abril Cultural, 1968. Tradução de Jaqueline Castro e Martim Gonçalves.

JAKBSON, R. Questions de poétique. Paris: Éditions du Seuil, 1973.


MONTEIRO, Walmir. O exemplo de Jean Genet. Salvador, Clube de Autores: 2012.


PATRICE, P. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva. 2003.


RAMOS, Luiz Fernando. O parto de Godot e outras encenações imaginárias: a rubrica como poética da cena. Editora Hucitec, São Paulo: 1999.

REZENDE, G. R. Nas teias da ficção: espacialidade e visualidade em Antes do baile verde. Dissertação de mestrado. UFU, 2010. 140 p.

ROUBINE, Jean-Jacques. Introdução às grandes teorias do teatro. Jorge Zahar Ed., Rio de Janeiro: 2003. Tradução André Telles.

RYNGAERT, Jean-Pierre. Introdução à Análise do Teatro. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

SAGAYAMA, M. Terá sido: a voz: o sujeito, a voz, a imagem e o corpo no teatro de Samuel Beckett. Questão de Crítica. Vol. VIII. 2015. Disponível em: http://www.questaodecritica.com.br/author/mario-sagayama/. Acesso em 10 de outubro de 2018.

SARTRE, Jean Paul. Saint Genet: ator e mártir. São Paulo: Vozes, 2002.

TUDELLA, E. Práxis Cênica como articulação de Visualidade: A Luz na Gênese do Espetáculo. Tese de doutorado. UFBA, 2013. 629 p.

Downloads

Publicado

2019-11-04

Edição

Seção

Artigos