Narcisos de tinta ou a atualização do mito na dramaturgia contemporânea

Autores

  • Ricardo Dalai Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Palavras-chave:

Mito; dramaturgia contemporânea, autoficção, Sergio Blanco.

Resumo

Neste artigo, analiso a figura mítica do Narciso na dramaturgia de Sergio Blanco como um retrato da contemporaneidade sob a luz de autores como Gilles Lipovetsky e Sigmund Freud. A meu ver, trata-se de uma renovação do mito por meio da autoficção, o que torna a própria cena em lago onde o Eu de cada um se contempla. Para tanto, também contarei com as contribuições de Gaston Bachelard, Jean Chevalier e Alain Gheerbrant e suas leituras dessa figura que seduz a tantos com sua beleza e seu perfume, dos quais nem mesmo ele escapa.

Referências

BACHELARD, Gaston. A Água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. Tradução de Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
BLANCO, Sergio. La ira de Narciso. 2015. Versão cedida pelo autor.
BLANCO, Sergio. Las miradas poéticas de Narciso y Medusa: la transformación de lo real. Ars & Humanitas. Liubliana, 2015, p. 14-9. Disponível em: <https://revije.ff.unilj.si/arshumanitas/article/view/3414/3118>. Acesso em 10 out. 2019.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de Símbolos. Tradução de Vera da Costa e Silva, Raul de Sá Barbosa, Angela Melin e Lúcia Melin. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1988.
DOUBROVSKY, Serge. Autobiographiques: de Corneille à Sartre. Paris: Presses Universitaires de France, 1988.
FREUD, Sigmund. Introdução ao narcisismo: ensaios de metapsicologia e outros textos
(1914-1916). Tradução e notas Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
JUNG, Carl G. O Homem e seus Símbolos. Tradução de Maria Lúcia Pinho. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
KLINGER, Diana. Escritas de si, escritas do outro: o retorno do autor e a virada etnográfica:Bernardo Carvalho, Fernando Vallejo, Washington Cucurto, João Gilberto Noll, César Aira, Silviano Santiago. Rio de Janeiro, 7Letras, 2012.
LIPOVETSKY, Gilles. A Era do Vazio: ensaios sobre o individualismo contemporâneo. Tradução de Therezinha Monteiro Deutsch. Barueri, SP: Manole, 2005.
OVÍDIO, Metamorfoses. In: CARVALHO, Raimundo Nonato Barbosa de. Metamorfoses em tradução. Relatório de conclusão (Pós-doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
ROCHA, Clara. Máscaras de Narciso: Estudos sobre a Literatura Autobiográfica em Portugal. Coimbra: Almedina, 1992.

Downloads

Publicado

2019-12-24

Edição

Seção

Artigos