DESCRIÇÃO PEDAGÓGICA E POSSIBILIDADE SEQUENCIAL DE MOVIMENTAÇÃO BÁSICA NO JOGO DA CAPOEIRA

Autores

  • Sérgio Rodrigues Moreira Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palavras-chave:

Luta brasileira, Ensino, Ataques, Defesas, Continuidade

Resumo

Aspectos pedagógicos e sequenciais dos movimentos básicos da Capoeira merecem ser investigados, visando à contribuição com o campo acadêmico e prático relacionado à modalidade. Sendo assim, os objetivos do presente estudo foram: 1) descrever pedagogicamente os movimentos básicos utilizados na Capoeira e 2) sugerir possibilidades sequenciais, a partir desses movimentos, para serem utilizadas no jogo da Capoeira. A movimentação básica adotada para a análise descritiva foi fundamentada na Aula Básica Programada de Capoeira, que é caracterizada pela Ginga, movimentos de ataque, de defesa e de deslocamentos do corpo. Foi possível demonstrar uma representação visual de 23 movimentos básicos da Capoeira, sendo: 1. Ginga; 2. Esquiva Lateral; 3. Deslocamento em diagonal; 4. Esquiva básica; 5. Negativa; 6. Rolê; 7. Meia-lua de frente; 8. Armada; 9. Paralela; 10. Aú; 11.  Queixada; 12. Negativa invertida; 13. Passa-pras-costas; 14. Martelo; 15. Esquiva de Frente; 16. Meia-lua de compasso; 17. Finta da rasteira; 18. Rasteira; 19. Martelo de chão; 20. Rasteira de costas; 21. Confronto; 22. Ponteira e 23. Esquiva em diagonal. Conclui-se que a movimentação apresentada contempla o principal e fundamental movimento, que é a Ginga, assim como os movimentos de defesa, de ataque e de deslocamentos do corpo. Ainda, uma descrição pedagógica da movimentação foi realizada e considerou aspectos como função do movimento dentro do jogo de Capoeira, processo pedagógico de realização do movimento com início, desenvolvimento e finalização, bem como possibilidades sequenciais de movimentos a partir de cada um deles.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Rodrigues Moreira, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutor em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília - UCB/DF

Professor Adjunto do Colegiado de Educação Física - UNIVASF

Downloads

Publicado

2017-04-04

Como Citar

Moreira, S. R. (2017). DESCRIÇÃO PEDAGÓGICA E POSSIBILIDADE SEQUENCIAL DE MOVIMENTAÇÃO BÁSICA NO JOGO DA CAPOEIRA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 7(12). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/27

Edição

Seção

Artigos