TEMPLATES para publicação
TEMPLATE (De artigo e relato de experiência):
TEMPLATE (Resumo):
REVASF
APLICATIVO PARA REVASF NO ANDROID
Temos o prazer de anunciar que desenvolvemos um aplicativo para rodar nossa revista (REVASF) em smartphones... por enquanto o APP está disponível para o sistema Android, mas em breve estará também disponível para o sistema IOS.
Para baixar o aplicativo acesse o link abaixo:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.pibex.revasfapp
TEMPLATE (De artigo e relato de experiência):
TEMPLATE (Resumo):
Uma vez o manuscrito sendo aprovado, mas havendo demanda de correções e ou revisões, o(s) autor(es) terá(ão) um PRAZO de envio da versão final de até 20 dias contados a partir da notificação.
Saiba mais Saiba mais sobre Prazo de retorno para manuscritos aprovadosPrezado(a) avaliador(a),
Estamos aqui mais uma vez para pedir a sua valiosa contribuição. Precisamos muito contar com a colaboração dos avaliadores e justamente por isso necessitamos atualizar o banco de cadastro.
Sendo assim, pedimos a gentileza de preencher esse breve formulário que visa atualizar e ajustar as informações do nosso banco de avaliadores. Iremos adotar esse novo banco de informações.
O preenchimento levará cerca de 5 minutos.
https://forms.gle/fon25iCbtr91HZa29
Desde já agradecemos mais uma vez a sua colaboração e parceria.
Marcelo Ribeiro
Editor da Revasf
Saiba mais Saiba mais sobre Recadastramento dos avaliadores da RevasfDivulgamos a chamada para submissão de manuscritos no Dossiê "Ensino Remoto Emergencial e Saúde Mental nas Universidades Brasileiras"
Editoras do Dossiê:
Profª Drª Shirley Macêdo, UNIVASF, shirley.macedo@univasf.deu.br
Prof Dr Alessandro de Magalhães Gemino, UERJ, alessandrogemino@gmail.com
Profª Drª Joelma Ana Gutiérrez Espíndula, UFRR, espindulajoelma@gmail.com
NOVA DATA PARA SUBMISSÃO: 28.02.2022
Publicação: abril de 2022
Saiba mais Saiba mais sobre NOVA DATA PARA SUBMISSÃO - Chamada para o Dossiê "Ensino Remoto Emergencial e Saúde Mental nas Universidades Brasileiras"Após avaliação do processo seletivo para Editor da Revasf, temos a honra de anunciar que Braz José do Nascimento Júnior, Glória Coelho, Guilherme Antonio Finazzi, Ricardo Argenton Ramos e Shirley Macêdo são os novos membros a compor o Conselho Editorial Técnico da Revista de Educação do Vale do São Francisco (Revasf).
Com muita alegria,
Sejam bem vindas e bem vindos!
Equipe Revasf.
Saiba mais Saiba mais sobre Novos Editores da Revasf
Saiba mais Saiba mais sobre Questões sobre nossas políticas e desafios editoriais
O presente dossiê possibilita difundir ações, debates e reflexões sobre as metodologias de ensino no processo formativo do professor que ensina matemática com o propósito de contribuir para sua formação e integração de estratégias significativas e inovadoras em sua prática.
As submissões devem ser feitas ATÉ o dia 30 de janeiro de 202115 de fevereiro de 2021
Saiba mais Saiba mais sobre DOSSIÊ - METODOLOGIAS DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICAEssa chamada tem por objetivo disseminar investigações e estudos acerca da Cultura da Infância e os discursos pedagógicos em torno das relações com as tecnologias na Educação, em suas interfaces interdisciplinares e experiências formativas no mundo contemporâneo. Afinal de contas, por que o discurso pedagógico se burocratizou a ponto de perder o sentido formativo com as experiências da infância na situação atual? Trata-se de identificar diferentes perspectivas em torno das contradições nas práticas e nos comportamentos que se reproduzem com a cultura digital e suas perturbações instrumentais no mundo sociocultural e nos processos pedagógicos. Essa proposta surge em virtude da intensa presença tecnológica revelada em uma geração que nasce hiperestimulada e que não pode ser ignorada nas dinâmicas e processos socioculturais.
Não há como negar que as tecnologias digitais possam ser integradas ao contexto educacional para potencializar as práticas pedagógicas, no aprofundamento epistemológico, científico, técnico, metodológico e profissional. Seguramente ou de forma improvisada, os avanços e a intensificação das conexões digitais estão sendo usadas na urgência contemporânea para aproximar o saber escolar para o novo contexto de estudos domiciliares em forma de educação remota, como já está ocorrendo nesta pandemia (coronavírus). Mas, de que forma a escola e os professores podem mobilizar conhecimentos com as tecnologias digitais como horizonte de (re)criação com textos mais instigantes frente às novas configurações conceituais articuladas à Educação?
Por fim, reforçamos a importância e o grande desafio no entendimento da cultura da infância em processos de metamorfose do presente, uma vez que as crianças estão expostas a diversas experiências, informações e propagandas, hábitos e costumes de um mundo hiperconectado e trancafiado. Nesse sentido, propiciamos um espaço de reflexão em torno de experiências formativas para a melhoria da vida humana, oportunizando novos instrumentos culturais para pensar os contextos vigentes e as novas configurações das práticas pedagógicas com a cultura da infância em diferentes dimensões.
O dossiê “Discursos Pedagógicos e Experiências Formativas em Questão: Infâncias e Tecnologias”, previsto para ser publicado na edição de maio a agosto de 2020.
Submissão dos manuscritos até 10 de agosto de 2020
Os artigos devem ser originais e inéditos e devem estar em conformidade com as normas da revista. As propostas devem ser submetidas no portal da REVASF (http://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/index)
Organizadores:
Adilson Cristiano Habowski
Doutorando em Educação na Universidade La Salle - Canoas/RS
– http://lattes.cnpq.br/2627205889047749
Elaine Conte
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2012). Professora da Universidade La Salle
- http://lattes.cnpq.br/8885390885955168
Saiba mais Saiba mais sobre DOSSIÊ TEMÁTICO - Discursos Pedagógicos e Experiências Formativas em Questão: Infâncias e Tecnologias
Apresentação:
O campo da História da Educação no Brasil nos últimos 30 anos se expandiu e se institucionalizou a partir de constituição de linhas e grupos de pesquisa vinculados aos Programas de Pós-Graduação em Educação, eventos, periódicos e associações científicas. Nestes termos, este Dossiê objetiva reunir textos e pesquisadores dedicados à discussão sobre “Como se constituiu o campo da história da educação no Brasil?”. Por tal, optou-se por apresentar os seguintes eixos de investigação:
Prazo para submissão: até 13 de setembro de 2020.
Organizadoras:
Olivia Morais de Medeiros Neta (UFRN)
Maria Inês Sucupira Stamatto (UFRN)
Fabiana Sena da Silva (UFPB)
Saiba mais Saiba mais sobre DOSSIÊ: O CAMPO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
O dossiê “Pibid: contribuições e desafios à formação de professores no Semiárido Brasileiro” previsto para ser publicado na edição de setembro à dezembro 2020, visa divulgar pesquisas e experiências realizadas por bolsistas do Pibid (alunos, professores-supervisores e coordenadores), no âmbito do programa, com o intuito de fomentar o intercâmbio das ideias e da produção do conhecimento acerca da Iniciação à Docência no recorte do Semiárido Brasileiro. As licenciaturas contempladas para a publicação da edição da Revasf serão aquelas que participaram do Edital CAPES 07/2018.
Saiba mais Saiba mais sobre CHAMADA PARA DOSSIÊ "PIBID: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO SEMIÁRIDO BRASILEIRORelatório de downloads mostra quantidades de manuscritos que foram baixados. Confira o ranking!
Saiba mais Saiba mais sobre Ranking de downloads dos manuscritosA revasf atinge a incrível marca de 64.032 downloads em suas 227 publicações.
- O uso do "et al" não deve ser usado nas referências, mas pode ser usado no corpo do manuscrito;
- A palavra "Tabela" não deve vir negritada no corpo do manuscrito;
- Atribuída a classificação da Revasf para o Novo Qualis: B1 (para todas as áreas)
Saiba mais Saiba mais sobre RETIFICAÇÃO NAS NORMAS PARA SUBMISSÃOA Revasf parabeniza Caila Carolina Duarte Campos Paes e Alvaneide Nunes dos Passos Paixão, autores do artigo A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE REVISÃO DE LITERATURA, pela significativa quantidade de visualizações e downloads.
2124 visualizações - de maio a outubro de 2019
2002 downloads - novembro de 2018 a outubro de 2019
Saiba mais Saiba mais sobre Artigo mais acessadoA partir da próxima edição "setembro-dezembro /2019" estaremos seguido, rigorosamente, o limite de 20% para a taxa de endogenia por edição (autores oriundos da Revasf). Caso haja excedente, os autores oriundos da Univasf com artigos aceitos serão escalonados para futuras edições. Esta medida visa adequação da política editorial aos padrões de avaliações.
Saiba mais Saiba mais sobre Taxa de 20% de EndogeniaAntes dos manuscritos serem aceitos para avaliação, passarão por um crivo feito pela equipe editorial no sentido de verificar se atendem aos pré-requisitos básicos de modo a seguir com o processo de submissão (tema ligado a área de educação, manuscrito anônimo, título, resumo e palavras chaves em português, em inglês e espanhol ou francês, além dos formatos definidos na política editorial da Revasf). É facultada a equipe editorial não dar feedbacks (explicando e apontando as possíveis incoerências) aos autores quando da rejeição do manuscrito nessa fase. Os feedbacks são dados, obrigatoriamente, quando os manuscritos forem processados pelos avaliadores (na opção de rejeição ou revisão).
Saiba mais Saiba mais sobre Avaliação prévia dos manuscritos
A Revasf faz parte do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE) desde 2016, participando ativamente dos Encontros Norte e Nordeste de Editores de Periódicos da Área de Educação. Trata-se de um Fórum permanente e aberto às questões relacionadas aos periódicos da área de educação, tendo como principal objetivo promover o intercâmbio entre editores de periódicos, estimulando a cooperação e solidariedade institucional, com vistas a impulsionar a melhoria da política de publicação na área.
Vídeo do prof. Claúdio Pinto Nunes (UESB), coordenador do FEPAE Norte/Nordeste
Saiba mais Saiba mais sobre A REVASF faz parte do FEPAE