Dossiê: O teatro político estadunidense: reflexos da modernidade tardia

2025-05-22

O teatro estadunidense é eclético, energético, empolgante e traz para o palco questões que necessitam ser observadas e discutidas. Este dossiê convida pesquisadores e pesquisadoras a refletirem sobre a dramaturgia estadunidense dos séculos XX e XXI a partir de suas múltiplas relações com os contextos histórico, político e social, interpretando o teatro como parte de um movimento dialético entre estética e realidade, forma e conteúdo, arte e sociedade.

A proposta é reunir análises das principais tendências e características da dramaturgia estadunidense na contemporaneidade, com ênfase nas temáticas relacionadas às questões sociais, políticas e existenciais do século XX e XXI; o isolamento e a falta de comunicação entre os indivíduos; a morte; questões identitárias e de gênero e sexualidade (LGBTQIAPN+) examinando as condições materiais e ideológicas que possibilitaram o surgimento de determinadas formas dramatúrgicas, os espaços de representação e recepção, as estratégias de resistência cultural e as transformações no fazer teatral diante das conjunturas políticas e econômicas do país.

 

Os artigos submetidos podem abordar, entre outras possibilidades:

- A relação entre dramaturgia e movimentos sociais, analisando como o teatro se posicionou diante de questões como direitos civis, lutas trabalhistas, opressão estatal e desigualdades estruturais;

- A inserção do teatro estadunidense no circuito global, explorando trocas artísticas, apropriações e resistências às influências estrangeiras;

- Estudos sobre dramaturgos clássicos estadunidense do século XX, revisitando suas obras à luz de novos olhares críticos e contextuais;

- Estudos sobre dramaturgos clássicos estadunidense do século XXI, à luz comparativista;

- O desenvolvimento de novas dramaturgias elaboradas por grupos teatrais, coletivos e movimentos experimentais ao longo do século XX e XXI;

- Estudos e análises sobre a contribuição da dramaturgia escrita por mulheres, pessoas negras, LGBTQIAPN+, povos originários e demais sujeitos que foram historicamente marginalizados, apagados ou subalternizados pela historiografia oficial. A proposta considera os diferentes caminhos trilhados, as influências que moldaram suas obras e os desafios enfrentados para que seus textos fossem encenados, publicados e reconhecidos;

- O papel do teatro no tensionamento de discursos normativos, seja na questão de gênero, raça, classe ou sexualidade e suas formas de contestação;

- As relações entre dramaturgia e crítica teatral, considerando os embates entre estéticas dominantes e experimentações marginais ao longo do século; e

- Estudos de caso sobre dramaturgos, peças e movimentos teatrais, analisando-os dentro do fluxo das contradições históricas que moldaram suas produções.

O dossiê O teatro político estadunidense: reflexos da modernidade tardia busca, portanto, reunir reflexões que compreendam o teatro não como um fenômeno isolado, mas como parte de uma totalidade em movimento, na qual as obras dramatúrgicas, além de expressarem sua época, também a modificam.

Convidamos pesquisadores a propor leituras que, a partir de uma abordagem crítica e historiograficamente fundamentada, contribuam para o entendimento do teatro estadunidense em sua complexidade estética e política.

 

O período para submissão é de 01/07/2025 até 31/03/2026.

 

Editoria especial deste número:

Profa. Dra. Vanessa Cianconi, UERJ - E-mail: vcianconi@gmail.com

Profa. Dra. Roberta Cantarela, UnB - E-mail: robertacantarella@gmail.com

Prof. Dr. Luis Marcio Arnaut, USP - E-mail: lmarcio@usp.br

 

Em caso de dúvidas sobre submissão, por favor, entrar em contato pelo e-mail revistadramaturgiaemfoco@gmail.com.

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FLUXO CONTÍNUO: A Dramaturgia em foco aceita, a qualquer tempo, a submissão de textos fora da chamada do dossiê para as seguintes seções: Artigos, Relatos, Ensaios, Peças curtas, Entrevistas e Peças em domínio público.

A seção Peças em domínio público é destinada à publicação de obra dramatúrgica que possa ser publicada sem autorização (de autor/a, editora, etc.) precedida de texto de apresentação de especialista sobre essa obra, seu/sua autor/a, o contexto histórico e outras informações que forem pertinentes ao/à especialista.