Dilacerar

compreensões da violência dramatúrgica de Plínio Marcos em um processo de encenação

Authors

  • Guilherme Mergulhão Universidade Federal de Pernambuco
  • Virginia Schabbach Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5281/

Keywords:

Direção, Dramaturgia, Navalha na carne

Abstract

Esta pesquisa investiga o processo de adaptação dramatúrgica e encenação da peça Navalha na carne, escrita por Plínio Marcos em 1967 e remontada em 2023. Apresentamos um breve estudo sobre as personagens plinianas e os debates sociais em torno da dramaturgia, além de salientar uma etapa importante da montagem de Navalha na carne em questão: o entendimento da violência arquitetada pelo autor. São compreendidos, aqui, não apenas os impactos dessa violência para o desenvolvimento narrativo das personagens, mas também como a violência do escrito pliniano influenciou os estágios de adaptações dramatúrgicas e criações cênicas. O trabalho busca contribuir, sobretudo, para o debate sobre os tensionamentos e os novos significados que a cena teatral contemporânea pode gerar ao encenar dramaturgias do século passado, cujas temáticas ainda ressoam em questões sociais de opressão na atualidade.

Author Biography

  • Virginia Schabbach, Universidade Federal de Pernambuco

    Bacharel em Artes Cênicas com ênfase em Interpretação Teatral (UFRGS/1997), Licenciada em Teatro (UFRGS/2007), com mestrado (UFRGS/2016) e doutorado em Artes Cênicas (UFRGS/2021). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Artes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no Curso de Teatro. Tem experiência na área de Artes/Teatro, com ênfase em Interpretação Teatral, Dramaturgia e Produção Teatral atuando principalmente nos seguintes temas: curadoria, gestão e produção teatral, pedagogia teatral, processos criativos e modos de subjetivação no contemporâneo. Integrante do grupo: Arte, Educação e Diversidade Cultural, na linha de pesquisa: Práticas Pedagógicas e Processos Criativos no Ensino de Arte, coordena a pesquisa: Poéticas citacionais: Modos compositivos do professor-artista de teatro; coordena o Núcleo de Produção do Curso de Licenciatura em Teatro/UFPE.

References

ARAÚJO, Gessé Almeida. A violência na obra de Plínio Marcos: Barrela e Navalha na carne. Salvador: EDUFBA, 2015.

BANDEIRA, Lourdes Maria. Violência de gênero: a construção de um campo teórico e de investigação. In: BUARQUE DE HOLLANDA, Heloísa (Org.). Pensamento feminista brasileiro: formação e contexto. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019.

BARBA, Eugenio; SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator: dicionário de Antropologia Teatral. Campinas: Unicamp, 1995.

BOGART, Anne. A preparação do diretor: sete ensaios sobre arte e teatro. Trad. Anna Viana. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 1995.

DICIONÁRIO Houaiss de Língua Portuguesa. Verbete “dilacerar”. Disponível em: https://houaiss.uol.com.br/. Acesso em: 05 set. 2025.

HIROKI, Flávia Leme. Teatro feminista e identidades de gênero: reflexões de uma atriz sobre o(s) feminismo(s) na Cena Teatral. Orientador: Jorge Luiz Schroeder. 2017. 144 f. Dissertação (Mestrado em Artes da Cena). Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2017.

KOUDELA, Ingrid Dormien. Léxico de pedagogia do teatro. São Paulo: Persepctiva, 2015.

LAURETIS, Teresa de. A tecnologia do gênero. In: LAURETIS, Teresa de. Tecnologias de gênero. Bloomington, ID: Indiana University Press, 1987.

MARCOS, Plínio. Plínio Marcos - Coleção Melhor Teatro. São Paulo: Global Editora, 2003.

MENDES, Oswaldo. Bendito maldito: uma biografia de Plínio Marcos. São Paulo: Leya, 2009.

NAVALHA na carne. Dramaturgismo de Guilherme Mergulhão sobre a peça homônima de Plínio Marcos. Texto para encenação de espetáculo teatral não publicado. Arquivo pessoal do encenador. 2023.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 2008.

PRADO, Décio de Almeida. Exercício findo: crítica teatral (1964-1968). São Paulo: Perspectiva, 1987.

SALLES, Cecilia Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: Intermeios, 2011.

SIQUEIRA, Elton Bruno Soares de. A crise da masculinidade nas dramaturgias de Nelson Rodrigues, Plínio Marcos e Newton Moreno. Orientadora: Maria da Piedade Moreira de Sá. 2006. 323 f. Tese (Doutorado em Teoria da Literatura) – Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.

STANISLAVSKI, Constantin. A construção da personagem. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.

TORRES NETO, Walter Lima. Introdução à direção teatral. Campinas: Editora Unicamp, 2021.

TREVISAN, João Silvério. Seis balas num buraco só: a crise do masculino. Rio de Janeiro: Record, 1998.

Published

2025-12-31