Residualidade, dramaturgia e cultura

o medo da morte e do Além-morte em Gil Vicente e Ariano Suassuna

Autores

  • Francisco Wellington Rodrigues Lima UAB/UFC Virtual - Uninta Campus Itapipoca
  • Elizabeth Dias Martins Universidade Federal do Ceará - UFC

Palavras-chave:

Residualidade, Dramaturgia, Morte e Medo da Morte, Gil Vicente, Ariano Suassuna

Resumo

O presente trabalho investigativo revisita a dramaturgia de dois grandes nomes da história do teatro mundial: o teatro medieval português vicentino (Trilogia das Barcas – do Inferno (1517), do Purgatório (1518) e da Glória (1519) –,  Auto da História de Deus, Auto da Alma, Comédia Rubena, Auto das Fadas, Nau de Amores, Diálogos Sobre a Ressurreição) e o teatro brasileiro de Ariano Suassuna (Auto da Compadecida, Auto de João da Cruz, As Conchambranças de Quaderna ) -, abordando os elementos significativos e relativos à morte e ao medo da morte. O nosso objetivo é demonstrar que há semelhanças e diferenças residuais na forma de ver, pensar e sentir a morte e o medo da morte no teatro vicentino e no de Suassuna; semelhanças e diferenças oriundas de povos e tempos distantes e que, independentemente do tempo e do espaço, continuaram atualizando-se e se modificando continuamente. Para tal, utilizamos os conceitos de resíduo, hibridismo, cristalização e mentalidade trabalhados pela Teoria da Residualidade sistematizada por Roberto Pontes. Para a orientação da nossa pesquisa investigativa, o método de procedimento utilizado será o comparativo. Buscaremos subsídios no corpus teórico da Literatura Comparada e os mesclaremos aos conceitos operativos da Teoria da Residualidade Literária e Cultural.

Biografia do Autor

  • Francisco Wellington Rodrigues Lima, UAB/UFC Virtual - Uninta Campus Itapipoca

    Doutor em Literatura Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras/Literatura da UFC (2018); Mestre em Literatura Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC (2010); Especialista em Estudos Clássicos - UFC (2005) e Graduado em Letras UFC (2003). É ator, diretor e dramaturgo da Cia. Teatral Moreira Campos. Professor-Tutor de Letras/Literatura da UAB/UFC VIRTUAL e Professor do Curso de Direito UNINTA Campus Itapipoca. E-mail: wellrodrigues2012@yahoo.com.br.

  • Elizabeth Dias Martins, Universidade Federal do Ceará - UFC

    Professora Associada do Departamento de Literatura e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará-UFC. Doutora em Literatura Portuguesa (PUC-RIO); fez os seus estudos de Pós-Doutoramento em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pela Universidade de Coimbra (2015). Desenvolve, atualmente, no PPGLETRAS/UFC, pesquisas em torno dos Estudos residuais comparados em literaturas de Língua Portuguesa e pesquisas que visam abordar a tradição e a inovação no cordel nordestino pelo viés da Residualidade. E-mail: bethdiasufc2@gmail.com.

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Publicado

2020-07-01

Edição

Seção

Artigos