Mulheres que reinam, mulheres que morrem

uma análise de Negra Bá, de Heloísa Maranhão

Autores

  • Larissa de Cássia Antunes Ribeiro UEPG/UNICENTRO

Palavras-chave:

Heloísa Maranhão, Negra Bá, Voz autoral

Resumo

Inês de Castro é, sem dúvidas, uma das personagens femininas mais reverenciadas na Literatura. No Brasil, uma importante reconfiguração ocorre no século XX com a autora Heloísa Maranhão. O presente artigo tem o objetivo de analisar os possíveis posicionamentos que o leitor passa a tomar ao ler a Negra Bá de Maranhão. Para tanto, recorre-se aos conceitos sobre a teoria do gênero teatral, trazidos por Brecht (1978), Moisés (2012) e Pavis (2008); as argumentações a respeito da ficção científica de Asimov (2010), as configurações referentes ao mito através dos estudos de Souza (2010) e as contribuições de Barthes (2018); a pesquisa e reflexões sobre o mito inesiano apresentados por Sousa (1984) e os efeitos do riso apontados por Bergson (1983).

Referências

ASIMOV. Isaac. No mundo da ficção científica. Trad. de Tomaz Newlands Netro. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1984.

BARTHES, Roland. Mitologias. Trad. Rita Buongermino e Pedro de Souza. São Paulo: Difel, 2018.

BERGSON, Henri. O riso. Trad.Nathanael C. Caixeiro: Zahar. Rio de Janeiro, 1983.

BRECHT. Berthold. O pequeno organon. Trad. Reinaldo Pedreira Cerqueira da Silva. Texto original em inglês. Disponível em: http://tenstakonsthall.se/uploads/139.Brecht_A_Short_Organum_for_the_Theatre.pdf. Licença Creative Commons, 1948. Acesso em: 25 abr. 2022.

ELIADE, Mircea. Mito e realidade. Prod. e rev. Geraldo Gerson de Souza. Trad. Pola Civelli. São Paulo: Perspectiva, 1972.

LOBO, Luiza. Heloisa Maranhão. Do Rio (memorial).Rio de Janeiro: Confraria do Vento. Abr. 2005. Disponível em: https://www.confrariadovento.com/revista/numero2/ensaio06.htm. Acesso em: 28 abr. 2022.

MARANHÃO. Heloísa. Negra Bá. (Uma estrutura – Science ficcion): Dramas e Comédias. Rio de Janeiro.

MOISÉS. Massaud. O Teatro. In: MOISÉS, Massaud. A criação literária. São Paulo: Cultrix, 2012.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. Trad. sob a direção de J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 2008.

SOUSA, Aldinida de Medeiros. Inês de Castro no romance contemporâneo português. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Humanas Letras e Artes. Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem. Natal, 2010. 209 f.

SOUZA, Maria Leonor Machado de. Inês de Castro na literatura portuguesa. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1984.

Downloads

Publicado

2023-01-05

Edição

Seção

Artigos