Performatividade e política em Cárcere ou porque as mulheres viram búfalos

Autores

  • Kil Abreu ECA/USP

Palavras-chave:

Performatividade política, Dramaturgia e gênero, Dramaturgias negras, Dramaturgia e classe, Cárcere ou porque as mulheres viram búfalos

Resumo

O artigo trata das relações entre teatro e sociedade a partir da dramaturgia e encenação do espetáculo Cárcere ou porque as mulheres viram búfalos, peça de Dione Carlos com a Companhia de teatro Heliópolis. Quanto ao método, a análise textual surge aqui justaposta à leitura formal do espetáculo, para investigar os modos como a montagem apresenta as tensões entre duplos de categorias, a saber: no plano de fundo, classe social e identidade. No plano estético, a performatividade imediatamente política. O estudo orienta-se pelo repertório da teoria crítica.

Referências

ARANTES, Paulo. Paulo Arantes: um pensador na cena paulistana [Entrevista concedida a] Beth Néspoli. O Estado de São Paulo, Caderno 2, São Paulo, p. 8-9, 15 jun. 2007.

CABALLERO, Ileana Diéguez. Cenários liminares: teatralidades, performances e política. Uberlândia: Edufu, 2011.

CARLOS, Dione. Cárcere ou porque as mulheres viram búfalos. Belo Horizonte: Javali, 2024.

LUKÁCS, Giorgio. Il dramma moderno. Milano: Sugarco, 1976.

Maratona de dramaturgia [Entrevista concedida a] Isabel Diegues, José Fernando Peixoto de Azevedo e Kil Abreu. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019. p. 117-141.

MARQUES, Alexsandro da Silva. Tornando-se sujeitos da aprendizagem filosófica: experimentações, modelagens e análise cognitiva de um ateliê filosófico na formação de professores/as. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação multi-institucional em difusão do conhecimento, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.

MARTINS, Leda Maria. A cena em sombras. São Paulo: Perspectiva, 1995.

SALLES, Cecilia Almeida. Redes da criação – construção da obra de arte. Novo Horizonte: Novo Horizonte, 2008.

SARRAZAC, Jean-Pierre. O futuro do drama – escritas dramáticas contemporâneas. Porto: Campo das Letras, 2002.

SOLER, Marcelo. O campo do teatro documentário. Revista Sala Preta, São Paulo: ECA-USO, v. 13 n. 2, p. 130-143, 2013.

VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: 34, 2017.

XAVIER, Ismail. O cinema brasileiro moderno. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

Publicado

2025-12-31

Edição

Secção

Artigos