Entre o riso e a subversão
atualidade de O patinho torto ou Os mistérios dos sexo, de Coelho Neto
Palabras clave:
Teatro brasileiro, Gênero, Sexualidade, Resistência culturalResumen
Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a peça O patinho torto ou Os mistérios do sexo, de Coelho Neto, que será publicada nesta edição da revista. O objetivo é destacar a atualidade do texto, sobretudo no que se refere às questões de gênero, sexualidade e resistência cultural. A partir de uma análise histórico-crítica, procura-se recuperar uma obra pouco lembrada pela historiografia teatral brasileira, evidenciando sua relevância tanto para compreender o contexto do início do século XX quanto para dialogar com debates contemporâneos.
Referencias
AS SURPRESAS da vida. Gazeta de Notícias, 16 out. 1917, p. 1.
CAMPOS, Luiz. Muito além de um Patinho Torto. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, v. 5, n. 2, p. 104-115, 2018.
CAMPOS, Luiz. Um grupo chamado Decisão: levantamento de registros históricos e apontamentos críticos sobre a atuação do Grupo Decisão, na década de 1960, com ênfase no espetáculo “Sorocaba, senhor!”. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal de São João del-Rei, São João del-Rei, 2019.
TIBAJI, Alberto. Apontamentos e reflexões sobre as relações entre teatro no Brasil e diversidade sexual. O eixo e a roda, Belo Horizonte, v. 26, n. 2, p. 277-300, 2017.