CHAMADA PARA DOSSIÊ "PIBID: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO

2020-06-08

 

O dossiê “Pibid: contribuições e desafios à formação de professores no Semiárido Brasileiro” previsto para ser publicado na edição de setembro à dezembro 2020, visa divulgar pesquisas e experiências realizadas por bolsistas do Pibid (alunos, professores-supervisores e coordenadores), no âmbito do programa, com o intuito de fomentar o intercâmbio das ideias e da produção do conhecimento acerca da Iniciação à Docência no recorte do Semiárido Brasileiro. As licenciaturas contempladas para a publicação da edição da Revasf serão aquelas que participaram do Edital CAPES 07/2018.

A experiência viabilizada pelo Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid/Capes) se caracteriza como uma proposta de valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação. O Pibid tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a Educação Básica e a melhoria da qualidade da educação pública brasileira. Desse modo, as ações pedagógicas desenvolvidas mediante a realização do Pibid mobilizam um processo de desconstrução de concepções e fazeres acerca da docência com vistas a uma prática mais humanizada, libertadora, contextualizada e crítica capaz de agregar diálogos construtivos sobre as distintas realidades de formação e atuação situadas do professor em exercício e em formação. Nesse aspecto, as ações pedagógicas do Pibid correspondem desde as vivências e saberes das escolas da Educação Básica numa relação direta com as universidades como se constitui em um diálogo permanente com os saberes dos níveis educacionais e dos contextos diversos de ensino, como é o caso do Semiárido Brasileiro.

A riqueza de experiências protagonizadas pelo Pibid contribui diretamente para um redirecionar dos processos formativos em curso nas licenciaturas, permitindo aprendizagens transformadoras que se efetivam nas vivências do cotidiano das escolas da Educação Básica, podendo assim, orientar reflexões e inflexões que permitam uma aproximação profícua e aprendente, tanto nas instituições de formação superior como nas escolas públicas, no sentido de diminuir a distância entre aquilo que se aborda nos processos formativos e o que realmente acontece nos espaços de ensino.

Contribuir com o registro, o debate e a reflexão sobre esses processos é o sentido maior deste dossiê, valorizando e publicizando esses saberes e fazeres desenvolvidos no Pibid Edital CAPES 07/2018. Assim, a REVASF, como revista que se dedica ao estudo dos processos educativos e formativos de maneira interdisciplinar, se propõe a publicar artigos, relatos de experiências, ensaios e entrevistas, que possam contribuir para o fortalecimento da iniciação à docência e produzir um espaço de convergência e, quiçá, referência nacional e internacional.

Nesse sentido, a chamada desse dossiê se interessa, particularmente, por trabalhos que abordem:
(i) concepções sobre docência;
(ii) saberes e competências do fazer pedagógico;

(iii) metodologias de ensino;
(iv) planejamento e currículos;
(v) produção de materiais didáticos
Os assuntos sugeridos não impedem que outros pontos, questões e abordagens pertinentes ao dossiê sejam propostos e bem-recebidos.

Os artigos devem ser originais e inéditos e devem estar em conformidade com as normas da revista. As propostas devem ser submetidas no portal da REVASF (http://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/index) até 01 de outubro de 2020.

Cordialmente

Organizadores

Profa Dra Janedalva Gondim(Cartes/Univasf)

p.gondim14@gmail.com

Prof Dr Edmerson Reis (DCH III- Uneb)

edmerson.uneb@gmail.com