O ENSINO DA COMUNICAÇÃO EMPÁTICA NA GRADUAÇÃO EM MEDICINA EM UMA FACULDADE PERNAMBUCANA

Autores

  • Juliana Guerra Faculdade Pernambucana de Saúde
  • Mariana Nepomuceno Faculdade Pernambucana de Saúde

Palavras-chave:

comunicação, educaçao médica, empatia, habilidades médicas, humanização

Resumo

A história médica, colhida com escuta ativa e respeito ao outro, cedeu lugar aos exames complementares. E assim, a comunicação entre o médico e o paciente foi-se esvaindo, fragilizando esta importante relação. A proposta deste artigo é apresentar um relato de experiência do ensino de habilidades de Comunicação na graduação de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde a partir de metodologias ativas. Procuramos ainda contribuir para a reflexão acerca da comunicação empática, a partir da crítica da ação comunicativa harbemasiana e da filosofia das emoções, a partir de Nussbaum. Acrescentamos também as reflexões surgidas a partir da experiência das autoras no ensino de habilidades comunicacionais do curso de Medicina em uma faculdade pernambucana.

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Biografia do Autor

Juliana Guerra, Faculdade Pernambucana de Saúde

Doutora em Sociologia
Faculdade Pernambucana de Saúde

Mariana Nepomuceno, Faculdade Pernambucana de Saúde

Mestra em Comunicação
Faculdade Pernambucana de Saúde

 

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Publicado

2020-05-04

Como Citar

Guerra, J., & Nepomuceno, M. (2020). O ENSINO DA COMUNICAÇÃO EMPÁTICA NA GRADUAÇÃO EM MEDICINA EM UMA FACULDADE PERNAMBUCANA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(21), 120–147. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1031

Edição

Seção

Dossiê Temático: Ensino da Comunicação em Saúde