A COMUNICAÇÃO NAS RELAÇÕES

UMA CONTRIBUIÇÃO DAS HUMANIDADES NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Autores

  • Viviane Cristina Cândido UNIFESP
  • Suely Grosseman

Palavras-chave:

Comunicação, Educação médica, Profissionais da Saúde, Humanidades, Filosofia

Resumo

No presente trabalho, tratamos da potencialidade das Humanidades, especificamente a filosofia e a literatura, na formação de profissionais da Saúde, no que tange às relações e a necessária comunicação na Saúde. Considerando que a comunicação nas profissões na área da saúde tende a ser influenciada pela visão predominante de mundo em determinada época e que vivemos um momento de transição, é importante atentar para os aspectos históricos que influenciaram o processo de mudança da compreensão do cuidado e da atenção à saúde em uma perspectiva biomédica para o cuidado centrado na pessoa e, mais recentemente, nas relações. Diferentes saberes integram-se e auxiliam na formação em saúde e, consequentemente, na atenção e no cuidado ao paciente, entre eles o saber biomédico e as humanidades. Abordamos a filosofia, demonstrando como ela pode fundamentar epistemologicamente as Ciências da Saúde; e a literatura, apresentando um conto de Machado de Assis, visando evidenciar as suas possibilidades na formação de profissionais da Saúde e no desenvolvimento da comunicação, como princípio e como habilidade. Esse ensaio proporciona uma reflexão acerca do papel das humanidades na formação dos profissionais, que considere a importância da Comunicação nas relações entre profissionais de saúde, seus pacientes e familiares e a comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Cristina Cândido, UNIFESP

Doutorado em Ciências das Religiões. Docente adjunto e pesquisadora do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) da Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Suely Grosseman

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Mother and Child Health - University of London (1989) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Cursou o programa de desenvolvimento docente para educadores médicos do Instituto Regional de Educação Médica FAIMER Brasil de 2008 a 2010 e continua envolvida com o programa como facilitadora nacional. Realizou seu Pós-doutorado (agosto de 2011 a 31 de julho de 2012) na Drexel University College of Medicine (Filadélfia), no qual co-facilitou as aulas em habilidades de comunicação junto com o Professor Dennis Novack e desenvolveu projetos de pesquisa sobre comunicação com sua equipe e também com Prof. Mohammadreza Hojat da Jefferson Medical College, as Profas Debra Roter e Susan Larson da John Hopkins Bloomberg School of Public Health e com Prof. Stewart Mennin (à dsitäncia). Aposentou-se como professora associada do Departamento de Pediatria da Universidade Federal de Santa Catarina em 2016, e continua atuando como professora voluntária na graduação, ministrando aulas de habilidades de comunicação e orientando trabalhos de conclusão científica e no Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas (PPGCM) ensinando Metodologia do Ensino Superior e orientando projetos de pesquisa. Desde julho de 2018, é professora do Programa de Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde das Faculdades Pequeno Príncipe, Curitiba (Paraná). Na pesquisa, trabalha com os métodos quantitativo e qualitativo e suas linhas de pesquisa são: educação para profissões da saúde, avaliação discente, bem-estar e qualidade de vida do estudante e do professor, comunicação na área da saúde, e na pediatria, aleitamento materno. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisa (NEPEME), reconhecido pela UFSC e CNPq, institiuído em março de 2008. Em outubro de 2017, graduou-se como professora da American Academy on Communication in Healthcare (EUA). Estyá como diretora secretária da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) de 2018-2020.

Downloads

Publicado

2020-04-17

Como Citar

Cândido, V. C., & Grosseman, S. . (2020). A COMUNICAÇÃO NAS RELAÇÕES: UMA CONTRIBUIÇÃO DAS HUMANIDADES NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(21), 103–119. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1054

Edição

Seção

Dossiê Temático: Ensino da Comunicação em Saúde

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)