O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): QUEBRANDO OS MUROS ENTRE A UNIVERSIDADE E AS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE IPIAÚ- BA SITUADA NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE DO MÉDIO RIO DE CONTAS.

Autores

  • Abraao Lincoln Silva Santos Universidade do Estado da Bahia- UNEB Campus XXI

Palavras-chave:

Palavras-chave: Pesquisa. Metodologias Ativas. Protagonismo. Cotidiano.

Resumo

RESUMO

Este artigo tem a finalidade de mostrar como o Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) contribui para o rompimento dos “muros” existentes entre a universidade e as escolas públicas de Ipiaú- BA, bem como também apresentar o relato de experiência do discente do curso de licenciatura em Letras Vernáculas Abraão Lincoln Silva Santos no (PIBID). Esse programa está correlacionado com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus XXI). Visa também enfatizar a grande importância da perspectiva da pesquisa tendo como base os livros de Pedro Demo “Educar Pela Pesquisa” (1997), e de Marcos Bagno “Pesquisa na Escola. O que é? Como se faz?” (2005), e da inserção das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem do Colégio Municipal Professora Celestina Bittencourt do município de Ipiaú- BA. Neste relato de experiência constará os processos de fundamentação teórico metodológico na elaboração do plano de trabalho do bolsista que abordou o gênero textual notícia e seus gêneros periféricos tais como: manchete, charge, anúncio, voltado para o site de notícias da cidade de Ipiaú, “Giro em Ipiaú”, a fim de tornar a experiência de aprender contextualizada com o cotidiano do alunato, bem como o de mostrar as suas vivências na aplicação da atividade de intervenção na escola parceira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Abraao Lincoln Silva Santos, Universidade do Estado da Bahia- UNEB Campus XXI

Graduando em Letras - Língua Portuguesa (Uneb)

Downloads

Publicado

2020-12-21

Como Citar

Silva Santos, A. L. (2020). O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): QUEBRANDO OS MUROS ENTRE A UNIVERSIDADE E AS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE IPIAÚ- BA SITUADA NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE DO MÉDIO RIO DE CONTAS. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(23), 167–184. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1144

Edição

Seção

Dossiê Temático - Pibid: contribuições e desafios à formação de professores - I