UMA REALIDADE EVIDENTE

A INDISCIPLINA NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Renata Aparecida da Silva

Palavras-chave:

Indisciplina, Cotidiano escolar, Família/Educador/Educando

Resumo

O presente artigo propõe um olhar reflexivo acerca da questão da indisciplina no contexto da escola atual, a qual tem sido vista como um tema que apresenta uma multiplicidade de interpretações referentes à relação professor/aluno e aluno/aluno com problemas sociais e conflitos nas relações familiares. Este trabalho oferece pistas para a compreensão de uma realidade escolar num contexto específico: a indisciplina no contexto escolar. Este artigo tem como objetivo compreender o papel da escola e da família na produção da indisciplina, assim como identificar no contexto escolar o que é um comportamento indisciplinado e compreender os fatores internos e externos que levam o educando a indisciplina, investigar suas possíveis causas no contexto educacional. A indisciplina é geralmente centralizada no educando e nas suas relações durante o cotidiano escolar. Coloca-se em discussão por que atualmente as crianças não obedecem nem aos seus pais, tampouco aos educadores? Os educandos hoje não têm limites? De quem é a culpa pela indisciplina: da instituição escolar? Dos pais? Dos educadores ou dos próprios educandos? A indisciplina no contexto educacional necessita de uma análise a partir de diferentes ângulos, procurando avançar nas questões que a envolvem, pois tanto a escola quanto a família participam na produção da indisciplina do educando no contexto escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-04-07

Como Citar

da Silva, R. A. (2015). UMA REALIDADE EVIDENTE: A INDISCIPLINA NO CONTEXTO ESCOLAR. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 5(7). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/121

Edição

Seção

Artigos