PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA

A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES-AUTORES

Autores

  • Carolina Lima Chagas Universidade do Estado da Bahia
  • Zoraide Magalhães Felício Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Práticas sociais., Leitura e escrita, PIBID

Resumo

A presente pesquisa parte da experiência vivenciada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no curso de Letras, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB IX), entre os anos de 2018 – 2020.  O trabalho objetivou discutir as contribuições do Programa para o desenvolvimento de práticas sociais no contexto escolar, considerando ainda a efetivação da leitura e da escrita dentro da sala de aula. A metodologia utilizada partiu de uma pesquisa bibliográfica e documental, baseada na discussão dos documentos do PIBID e de uma obra literária da escritora Carolina Maria de Jesus, de autores que discutem práticas sociais, bem como das experiências pessoais vivenciadas ao longo das atividades de aprendizagem à docência. Os resultados alcançados apontaram que o PIBID contribuiu de forma significativa não só para a formação de professores mais qualificados, como também para a vida dos alunos da escola parceira e a relação deles com o ambiente escolar e a literatura brasileira.

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Publicado

2020-12-24

Como Citar

Lima Chagas, C., & Magalhães Felício, Z. (2020). PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA: A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES-AUTORES. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(23), 299–314. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1230

Edição

Seção

Dossiê Temático - Pibid: contribuições e desafios à formação de professores - II