INFÂNCIAS CONECTADAS NA PANDEMIA DE COVID-19

CONSTRUÇÕES EMERGENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Maiane Liana Hatschbach Ourique Universidade Federal de Pelotas
  • Lucas da Costa Lage Universidade Federal do Pampa
  • Tamara Insauriaga Bueno Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Infâncias, Educação Infantil, Pandemia

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender os impactos às crianças e suas famílias da adesão aos recursos tecnológicos feitos no âmbito da Educação Infantil para o desenvolvimento do trabalho educativo. Diante da complexa trama em que a educação das crianças se configura, questiona-se: qual é o limite para o uso das tecnologias na Educação Infantil? Além de discutir sobre os impactos que o uso desmedido das tecnologias digitais pode trazer às subjetividades infantis, esta pesquisa apresenta resultados parciais de um mapeamento realizado com 91 famílias, cujo o foco era entender, em uma análise hermenêutica e crítica, como as crianças estão lidando com o desencadeamento de atividades de Educação Infantil realizadas por meio de tecnologias digitais durante a pandemia e quais os impactos que essa adesão trará a essa geração e às próximas. A criatividade, a comunicação, a dependência dos pais/responsável para realizar tarefas que a criança poderia fazer sozinhas, dentre outras características, são manifestações dos traços de projeções e sentimentos do adulto sobre a subjetividade infantil e que marcarão, de algum modo, estas crianças.

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Publicado

2020-06-09

Como Citar

Hatschbach Ourique, M. L., da Costa Lage, L., & Insauriaga Bueno, T. (2020). INFÂNCIAS CONECTADAS NA PANDEMIA DE COVID-19: CONSTRUÇÕES EMERGENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(22), 600–628. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1260

Edição

Seção

Dossiê Temático: Infâncias e Tecnologias