INFÂNCIAS CONECTADAS NA PANDEMIA DE COVID-19

CONSTRUÇÕES EMERGENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Maiane Liana Hatschbach Ourique Universidade Federal de Pelotas
  • Lucas da Costa Lage Universidade Federal do Pampa
  • Tamara Insauriaga Bueno Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Infâncias, Educação Infantil, Pandemia

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender os impactos às crianças e suas famílias da adesão aos recursos tecnológicos feitos no âmbito da Educação Infantil para o desenvolvimento do trabalho educativo. Diante da complexa trama em que a educação das crianças se configura, questiona-se: qual é o limite para o uso das tecnologias na Educação Infantil? Além de discutir sobre os impactos que o uso desmedido das tecnologias digitais pode trazer às subjetividades infantis, esta pesquisa apresenta resultados parciais de um mapeamento realizado com 91 famílias, cujo o foco era entender, em uma análise hermenêutica e crítica, como as crianças estão lidando com o desencadeamento de atividades de Educação Infantil realizadas por meio de tecnologias digitais durante a pandemia e quais os impactos que essa adesão trará a essa geração e às próximas. A criatividade, a comunicação, a dependência dos pais/responsável para realizar tarefas que a criança poderia fazer sozinhas, dentre outras características, são manifestações dos traços de projeções e sentimentos do adulto sobre a subjetividade infantil e que marcarão, de algum modo, estas crianças.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2020-06-09

Edição

Seção

Dossiê Temático: Infâncias e Tecnologias

Como Citar

INFÂNCIAS CONECTADAS NA PANDEMIA DE COVID-19: CONSTRUÇÕES EMERGENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. (2020). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(22), 600-628. https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1260

Artigos Semelhantes

1-10 de 448

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.