AS REPRESENTAÇÕES INFANTIS:

UMA ANÁLISE INTRODUTÓRIA A PARTIR DO PERFIL DE MÍDIA SOCIAL “FRASES DE CRIANÇAS”

Autores

  • Vinícius UFRGS/Mestrando em Educação
  • Adilson NIVERSIDADE LA SALLE/ Doutorando em Educação
  • Joana UFRGS/ Bacharelanda em Biblioteconomia

Palavras-chave:

Tecnologia, Estudos Culturais, Infâncias

Resumo

A presente pesquisa versa sobre as representações infantis em um perfil das redes sociais Facebook e Instagram chamada Frases de Crianças. O material empírico adotado são as postagens dessas mídias sociais que são redigidas pelos pais das crianças, tendo a fala dos pequenos como centralidade na postagem. Como abordagem teórica optamos pelo campo dos Estudos Culturais em relação com o campo dos Estudos da Infância, de viés pós-estruturalista. A abordagem metodológica é de caráter qualitativo exploratório, tendo na revisão bibliográfica o grande suporte de pesquisa e nas mídias sociais o terreno fértil de incursão das análises futuras. A pesquisa ainda está sob andamento, dessa forma, a revisão bibliográfica levantada até o dado momento no auxilia a pensar caminhos, contingências, enfoques e deslocamentos nesta discussão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinícius, UFRGS/Mestrando em Educação

Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEdu/UFRGS), na linha de pesquisa Estudos Culturais em Educação. Estudante de Licenciatura em Pedagogia (UFRGS). Possui graduação em Teologia pela Universidade La Salle (2016). Possui experiência na área de Teologia com ênfase na cultura e interdisciplinariedade Tem interesse nas investigações focalizadas nos Estudos Culturais em Educação, com ênfase em temáticas relativas a cultura periférica, refugiados e arte contemporânea bem como na perspectiva pós-estruturalista, sobretudo nas teorizações de Gilles Deleuze. .Integrante do NECCSO: Núcleo de Estudos Currículo, Cultura e Sociedade (UFRGS).

Adilson, NIVERSIDADE LA SALLE/ Doutorando em Educação

Doutorando em Educação na Universidade La Salle - Canoas/RS. Mestre em Educação pela Universidade La Salle - Canoas/RS. Possui o Ensino Médio na modalidade normal (Magistério), com habilitação para atuar como educador nas áreas de Educação Infantil e Séries Iniciais (2014); Graduação em Teologia pela Universidade La Salle - Canoas/ RS (2017); e Especialização em Docência no Ensino Superior: Práxis Educativa pela Universidade La Salle - Canoas/RS (2019). Tem dezenas de artigos publicados na área da Educação em periódicos científicos com indexação nacional e internacional, e autor (e organizador) de livros sobre Educação e Tecnologias. Possui experiência prática nas áreas de: Educação Infantil, Séries Iniciais, Ensino Religioso e na área de Pastoral Escolar, com ênfase em Formação humana; professor conteudista e professor validador. Seus interesses e experiências em pesquisas estão principalmente nos seguintes temas: tecnologias e educação; filosofia das tecnologias; teoria crítica; filosofia da educação; hermenêutica e educação; Ensino Religioso e Educação. Integrante do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/UNILASALLE/CNPq.

Joana, UFRGS/ Bacharelanda em Biblioteconomia

Estudante de Biblioteconomia (bacharelado) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FABICO/UFRGS). Interessada em investigações relativas aos feminismos e discussões de gênero e sexualidade, sobretudo no campo da informação e da educação.

Downloads

Publicado

2020-06-09

Como Citar

Barbosa Cannavô, V. ., Habowski, A. C., & Pereira Bortoluzzi, J. . (2020). AS REPRESENTAÇÕES INFANTIS:: UMA ANÁLISE INTRODUTÓRIA A PARTIR DO PERFIL DE MÍDIA SOCIAL “FRASES DE CRIANÇAS”. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(22), 557–576. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1263

Edição

Seção

Dossiê Temático: Infâncias e Tecnologias