(AUTO)BIOGRAFIA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO INICIAL NO ÂMBITO DO PIBID-UVA

Autores

  • Maria Rongirlene Oliveira do Nascimento Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Andrea Astigarraga Univerisdade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Eunice Andrade de Oliveira Menezes Universidade Federal do Cariri - UFCA

Palavras-chave:

(Auto)biografia. Formação Inicial. PIBID-UVA.

Resumo

Objetiva-se com o estudo discutir o papel do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID no percurso (auto)biográfico da primeira autora, esforço teórico que envolveu o âmbito pessoal e acadêmico dessa trajetória. A experiência ora relatada nesse Programa se inscreve no âmbito do subprojeto de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú ? UVA, no período de 2013 a 2018. O texto é introduzido com breve histórico do PIBID, onde se anunciam suas bases legais e as inspirações que modelaram o Programa. Metodologicamente, o estudo se sustenta na pesquisa (auto)biográfica, nomeadamente, em Passeggi (2004), Nóvoa (2010), Josso (2010), Lima (2015) e Abrahão (2016). Ao articular o campo da formação docente com a possibilidade de (auto)biografar determinados períodos formativos de vida da primeira autora, questiona-se a formação docente, arraigada em fundamentos positivistas, que a afastam do real sentido desse processo. Faz-se isso ancorando-se em expoentes do campo da formação de professores, por exemplo, Pimenta (2004), que abre a discussão criticando o praticismo que contorna geralmente a atividade do estágio; Nóvoa (2009), que defende uma formação docente erguida no interior da profissão; Tardif (2012), que elucida a multidimensionalidade dos saberes docentes e Franco (2015), debatendo tema afim, ou seja, os saberes pedagógicos necessários à formação e prática docente. Conclui-se que o PIBID foi relevante na formação pessoal e acadêmica ora narrada, assim como a pesquisa (auto)biográfica na produção do estudo. Sugerem-se, por fim, novos estudos que manifestem histórias de superação mediadas por instrumentos democráticos que possibilitem o processo de mobilidade social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Rongirlene Oliveira do Nascimento, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Eunice Andrade de Oliveira Menezes, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Doutora em Educação. Docente dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática do Instituto de Formação de Educadores/IFE da Universidade Federal do Cariri/UFCA. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Ciências e Mídias Digitais – EDUCMIDIA/UFCA. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas (Auto)biográficas – GEPAS/UVA.

Downloads

Publicado

2020-12-21

Como Citar

Oliveira do Nascimento, M. R. ., Astigarraga, A., & de Oliveira Menezes, E. A. . (2020). (AUTO)BIOGRAFIA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO INICIAL NO ÂMBITO DO PIBID-UVA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(23), 185–216. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1324

Edição

Seção

Dossiê Temático - Pibid: contribuições e desafios à formação de professores - I